Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1590
Title: Políticas de inclusão escolar na educação infantil : um estudo no município de Cariacica-ES
metadata.dc.creator: Oliveira, Angela do Nascimento Paranha de
Keywords: Educação de crianças;Educação especial;Educação inclusiva
Issue Date: 2015
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo geral discutir o processo de implementação da política de Educação Especial/Inclusiva no cotidiano da Educação Infantil no município de Cariacica-ES. Assim, partimos da constatação de que, em um país classista como o Brasil, a discussão sob a inclusão não deve girar apenas em torno do respeito à diversidade sem considerar as refrações das causas da exclusão social. Adotamos como nosso interlocutor Gramsci, por considerar que seus conceitos e formulações sobre Estado, Educação e Homem contribuem para aprimorar a compreensão da esfera política e dimensão educativa. Para o alcance dos objetivos, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa por meio das análises de contextos culturais, sociais e políticos, específicos do município estudado, assumindo o estudo de caso como proposta metodológica e sendo adotadas como procedimentos para reunir os dados a entrevista semiestrutura, a técnica de grupo focal e a análise de documentos normativos e orientadores das políticas educacionais de Educação Especial/Inclusiva. Os sujeitos participantes da pesquisa foram a coordenadora e um integrante da Equipe de Diversidade e Inclusão Educacional, a coordenadora da Equipe de Educação Infantil e oito docentes que atuam na Educação Especial. Nota-se, neste estudo, diante da elaboração das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e da elaboração do novo Plano Municipal de Educação de Cariacica, um rompimento com as tradicionais formas de elaboração de leis. O poder público tem adotado uma forma de governar em que a participação pública é convidada a ser protagonista desse processo. E, com essa nova dinâmica, fazem-se necessárias novas formas de estudar as políticas públicas, considerando todo o processo histórico dos diferentes grupos sociais envolvidos. Ao buscarmos compreender as concepções de infância que permeiam os documentos normativos e orientadores do processo de escolarização da criança público-alvo da Educação Especial no município de Cariacica, nossas análises indicaram um distanciamento entre as diversas etapas de ensino, neste caso, a Educação Infantil e a Educação Especial, resultando em documentos centralizados em uma questão específica e abordando, de forma superficial, as demais questões que perpassam o processo de ensino e aprendizagem. Indubitavelmente as políticas públicas do município de Cariacica têm buscado contemplar, em suas legislações, o atendimento aos alunos público-alvo da Educação Especial. As análises dos documentos que norteiam a política pública de Educação Especial/Inclusiva no município de Cariacica apontam que o município vem se empenhando para adequar-se às políticas nacionais e internacionais. Entretanto, ainda existem lacunas a serem preenchidas e contradições que devem ser superadas para que o ensino destinado ao aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação possa oportunizar um ensino potencializador, capaz de alcançar uma educação pública que atenda àquilo que esperam os sujeitos público-alvo da Educação Especial, ou seja, viver sua cidadania como sujeitos cognoscentes.
This research aimed to understand and discuss the process of implementation of special education policy / inclusive in from kindergarten everyday life in the city of Cariacica-ES. So we start from the realization that in a classist country like Brazil, the discussion on the inclusion should not just turn around respect for diversity without considering the refractions of the causes of social exclusion. We have adopted as our interlocutor Gramsci, considering that its concepts and formulations of State, Education and Human contribute to the improvement of the understanding of the political sphere and educational dimension. To achieve the goals, we decided to conduct a qualitative research study through the analysis of cultural, social and political, specific city studied, assuming the case study as a methodological proposal being adopted as procedures for data gathering, interviewing semiestrutura, the focus group technique and analysis of normative documents and guiding the educational policies of special / inclusive education. The subjects of the research were the Coordinator and Member of Diversity and Educational Inclusion Team, the Coordinator of Early Childhood Education Team-eight teachers who work in special education. Note in this study on the development of the Curriculum of Early Childhood Education Guidelines and the preparation of the new Municipal Plan Cariacica of Education, a break with traditional forms of lawmaking. The government has adopted a form of government in which public participation is invited to be the protagonist of this process. And with this new dynamic are necessary new ways to study public policies, considering the whole historical process of different social groups involved. As we seek to understand the childhood conceptions that permeate the normative and policy documents of the target child's educational process of special education in the municipality of Cariacica, our analysis indicated a gap between the different educational stages, in this case, early childhood education and special education. Resulting in documents centered on a specific issue, addressing superficially other issues that underlie the process of teaching and learning. Undoubtedly, the public policies of Cariacica Municipality have sought to contemplate in their legislation the service to target audience of special education students. The analysis of the documents that guide the public policy of special / inclusive education in the municipality of Cariacica point out that the municipality has been working to suit the national and international policies. But there are still gaps to be filled and contradictions that must be overcome so that the school intended for students with disabilities, pervasive developmental disorders and high ability or giftedness can create opportunities teaching potentiator, capable of achieving a public education that meets to what is expected to special education target audience subjects, ie live their citizenship as subjects cognizant.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1590
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons