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Title: O ensino da relações sons e letras e letras e sons no contexto da alfabetização no município de Vitória
metadata.dc.creator: Rizzo, Joselma de Souza Mendes
Keywords: Alfabetização;Escrita;Fonética;Leitura
Issue Date: 2015
Abstract: Com este estudo, objetivamos investigar como as relações sons e letras e letras e sons (fonemas/grafemas) têm sido tratadas/trabalhadas no ciclo inicial de aprendizagem (Bloco Único Inicial e Bloco Único Final ou 1º e 2º ano do Ensino Fundamental), pelos professores, no município de Vitória/ES, e como essa dimensão se articula a concepções de alfabetização. Partimos da tese de que o ensino das relações sons e letras e letras e sons não ficou obscurecido ao longo dos últimos vinte anos e constitui a tônica do processo de alfabetização no município. Para atingir nosso objetivo, utilizamos pressupostos teóricos e metodológicos bakhtinianos e realizamos análises de cadernos utilizados por crianças que frequentaram os anos iniciais da alfabetização entre 1991 e 2011, nesse município, tomando-os como suportes de textos produzidos em contextos de aulas. Os resultados revelaram que, no período compreendido pela pesquisa, o ensino das relações sons e letras e letras e sons se deu, prioritariamente, a partir de atividades que valorizavam a identificação e a memorização de aspectos gráficos, utilizadas como recursos para a aprendizagem dos sons das letras e da grafia correta das palavras e que sílabas e palavras foram as unidades mais recorrentes para o ensinoaprendizagem dessas relações. Constatamos que foram priorizadas relações biunívocas entre sons e letras e letras e sons e aquelas previsíveis pelo contexto em que ocorrem. Nessa direção, as atividades registradas nos cadernos nos deram indícios de que as concepções de alfabetização que têm orientado o ensinoaprendizagem das relações sons e letras e letras e sons estão embasadas em concepções de língua que a compreendem como conjunto de códigos prontos a serem utilizados pelo leitor/escritor/ouvinte e, o texto, na maioria das vezes, é utilizado como pretexto para o ensino dessas unidades.
In this study, we aim to investigate how sounds and letters and letters and sounds relations (phonemes/graphemes) has been treated/worked in the initial learning cycle (Initial and Final Single Block or 1st and 2nd year of elementary school), by teachers in Vitória/ES, and how this dimension is linked to literacy concepts. We start from the idea that the teaching of sound and letters and letter-sound relations was not obscured over the last twenty years and it is the keynote of the literacy process in the municipality. We use Bakhtinian theoretical and methodological assumptions and perform analysis of notebooks used by children who attended the early years of literacy classes between 1991 and 2011, in this city, taking them as texts of media produced in school contexts. The results revealed that in the research’s period, the teaching of sound and letters and letters and sounds relations occurred primarily from activities that valued the identification and memorization of graphic aspects, used as resources for learning the sounds of the letters and the correct spelling of words and also that syllables and words were the most recurring units for the teaching and learning of these relations. We noted that were prioritized biunivocal relations between sounds and letters and letters and sounds and those expected by the context in which they occur. Activities recorded in the notebooks gave us evidence that literacy concepts that have guided the teaching and learning of sound and letters and letters and sounds relations are informed in language concepts that understands how to code set ready for use by the reader/writer/listener, and the text, most often, is used as a pretext for teaching these units.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1592
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