Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1599
Title: Avaliação de qualidade de cursos superiores na modalidade a distância : um estudo na SEAD/UFES
metadata.dc.creator: Kolaga, Leonardo José Gomes
Keywords: Qualidade (Educação);Prestação de serviços;Universidades e faculdades – Avaliação;Ensino à distância;Ensino superior;HEdPERF;Educação a Distância
Issue Date: 2014
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo ajustar um instrumento de avaliação de qualidade já adaptado ao ensino a distância do questionário proposto no modelo High Educational Performance visando mensurar a qualidade de cursos a distância ofertados pelos Departamentos da Universidade Federal do Espírito Santo. Após o ajuste, o questionário foi aplicado em 2013 a 183 alunos dos cursos a distância de graduação em Ciências Contábeis, de licenciatura em Artes Visuais e de licenciatura em Educação Física por meio da Secretaria de Educação a Distância. Os dados foram analisados utilizando análise estatística descritiva com tabelas de frequência e de contingência. Os resultados mostraram como pontos fortes os quesitos Utilidade do Curso, Capacidade Técnica dos Professores e Secretaria Acadêmica, e como incipientes os quesitos Internet do Polo, Biblioteca do Polo e Acompanhamento Pedagógico, apontando onde se deve aprimorar os cursos de ensino a distância ofertados pela UFES para melhoria de sua qualidade.
This research aimed to adjust an instrument for assessing quality have adapted to distance learning model proposed in the questionnaire High Performance Educational aiming to measure the quality of distance education courses at the Federal University of Espírito Santo. After adjustment, the questionnaire was applied in 2013 to 183 Students of distance learning courses for undergraduate in Accounting, Bachelor of Visual Arts and a degree in Physical Education offered by their departments through the Department of Distance Education. Data were analyzed using descriptive statistical analysis of frequency and contingency tables. The results show how the strengths Utility Course , Technical Capacity of Teachers and the Academic questions, and how the fledgling Internet Polo, Polo and Monitoring Library of Pedagogical questions, pointing out where to improve distance learning courses offered by UFES to improve their quality.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1599
Appears in Collections:PPGGP - Dissertações de mestrado profissional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons