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Title: A organização das práticas e o trabalho gerencial : fragmentos do cotidiano da gestão de uma escola pública municipal
metadata.dc.creator: Carmo, Lucas Poubel Timm do
Issue Date: 16-Dec-2015
Abstract: A gestão das escolas públicas brasileiras é um fenômeno com características peculiares, dado que envolve múltiplos atores da comunidade escolar – diretor, docentes, demais funcionários, pais, alunos e líder comunitário. Em virtude disso, o diretor escolar se depara com muitos interesses e imprevistos no cotidiano, de tal maneira que seu trabalho assume forte caráter “emergente” e relacional. É fundamental, entretanto, estudar a gestão escolar sob uma ótica que não privilegie apenas o diretor de escola, mas as práticas organizativas que se desenrolam em meio aos arranjos materiais da unidade de ensino. Nesse sentido, o objetivo desta dissertação é entender como se organiza, por meio de práticas cotidianas, a gestão em uma escola pública de ensino fundamental. Para isso, foram utilizadas a shadowing e documentos como técnica de coleta de dados. O trabalho de campo foi desenvolvido de fevereiro a maio de 2015, período em que foi feito o acompanhamento de uma diretora escolar nas suas atividades diárias e a coleta de documentos que auxiliassem na caracterização do contexto da unidade de ensino. Para análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam para uma gestão fortemente influenciada pelos distintos interesses e objetivos dos segmentos da comunidade escolar. Além disso, destacam a natureza emergente e dinâmica do “ser diretor” em virtude dos imprevistos que surgem no cotidiano organizacional. Mais do que isso, apontam para a gestão escolar como um fenômeno que acontece a partir de fragmentos de práticas que se desenrolam nos diferentes arranjos materiais que ajudam a constituir a unidade de ensino.
The Management of Brazilian Public Schools is a phenomenon with peculiar characteristics as it involves multiple actors of the school community - director, teachers, other employees, parents, students and community leader. As a result, the school director is faced with many interests and unexpected situations in everyday life, so that their work takes strong “emergent" and relational character. It is essential, however, to study school management under a viewpoint that favors not only the school principal, but the organizational practices that take place among the material arrangements of the school. Accordingly, the aim of this work is to understand how is organized, through daily practices, management in a public elementary school. For this, it were used the shadowing and documents as data collection technique. The field work was carried out from February to May 2015, a period when it was made the shadowing of a school director in their daily activities and the collection of documents that helped on the characterization of the school context. For data analysis, it was used the content analysis. The results point to a management strongly influenced by different interests and objectives of the segments of the school community. Also, they highlight the emergent and dynamic nature of "being a school principal" because of unexpected circumstances that arise in the organizational day-by-day. More than this, point to the school management as a phenomenon that happens from fragments of practices that take place in different materials arrangements that help constitute the school.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1858
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