Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2078
Title: GALERIA HOMERO MASSENA fragilidade e realização das políticas públicas estaduais para as artes visuais no Espírito Santo.
metadata.dc.creator: TEIXEIRA, B. R.
Keywords: História da Arte;Política Cultural e Exposições;Galeria;;;
Issue Date: 31-May-2010
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: TEIXEIRA, B. R., GALERIA HOMERO MASSENA fragilidade e realização das políticas públicas estaduais para as artes visuais no Espírito Santo.
Abstract: O objeto deste trabalho é uma reflexão sobre a dinâmica relacional da história das políticas públicas culturais do estado do Espírito Santo atuando na materialização da criação da Galeria Homero Massena. Trata da análise das estratégias adotadas pelo Estado do Espírito Santo para a área cultural, numa abordagem que questiona as artes visuais e o panorama do ensino das artes em Vitória, que coloca em relevância as interfaces de aspectos políticos e usa como linha condutora de reflexão a formação dos espaços culturais para exposições. Assim, é no estudo do contexto da criação da GHM, no ano de 1977, e na análise de sua atuação até os dias atuais que destacamos as políticas públicas implementadas para as Artes Plásticas no nosso Estado. Consideramos que a GHM foi o primeiro espaço criado especialmente para organizar exposições na cidade de Vitória e consideramos que sua atuação ininterrupta até a atualidade pode refletir sua relação com o contexto social, mantendo, frente a ele, uma posição de resistência a partir do campo das artes. Palavras-chave: História da Arte, Política Cultural e Exposições, Galeria Homero Massena
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2078
Appears in Collections:PPGA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_3949_monografia Completa.pdf13.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.