Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2093
Title: MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA SERRA-ES: IGREJA E RELIGIOSIDADE NO CONTEXTO DA ROMANIZAÇÃO CATÓLICA (1880 - 1916)
metadata.dc.creator: PIMENTEL, R. R.
Keywords: Igreja Católica;Igreja de Nossa Senhora da Conceição;;;;;
Issue Date: 8-Oct-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PIMENTEL, R. R., MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA SERRA-ES: IGREJA E RELIGIOSIDADE NO CONTEXTO DA ROMANIZAÇÃO CATÓLICA (1880 - 1916)
Abstract: RESUMO A presente dissertação tem como objetivo analisar as manifestações da religiosidade relacionadas à matriz de Nossa Senhora da Conceição da cidade da Serra, no Espírito Santo, durante a atuação dos bispos D. Pedro Maria de Lacerda, D. João Batista Corrêa Nery e D. Fernando Monteiro, agentes do projeto de romanização da Igreja Católica no Espírito Santo entre os anos de 1880 e 1916. Este período abarca uma grande transformação na vida política e religiosa do Brasil, que passa de Império à República, e da Igreja do Espírito Santo, que deixa de ser dependente da diocese do Rio de Janeiro, e passa a ser uma sede episcopal em 1895. No caso da Serra, observamos na intervenção de cada prelado um modo distinto de lidar com as devoções laicas e formas de organização e sociabilidade dos fieis, embora todos com o objetivo comum de defender o modelo tridentino de religiosidade e combater o avanço do liberalismo. PALAVRAS-CHAVE: IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO SERRA-ES ROMANIZAÇÃO
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2093
Appears in Collections:PPGA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_5964_DISSERTAÇÃO RAQUEL ANEXADO.pdf6.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.