Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2111
Title: A pintura de Regina Chulam como experiência sensível
metadata.dc.creator: Mies, Jorge Luiz
Keywords: Fenomenologia;Aracê;Cor e luz
Issue Date: 6-May-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Esta dissertação investiga a praxe artística da pintora capixaba Regina Chulam entre os anos 1975, ano em que ingressa nas artes plásticas, iniciando seus estudos em Londres, e 2013, momento em que realiza uma exposição individual no Museu Vale, Vila Velha. Desde que se Licenciou em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL), em 1981, sua trajetória é marcada por um dinâmico processo de idas e vindas, encontros e desencontros, buscas e descobertas. Ao traçar de maneira cronológica o caminho de desenvolvimento e maturação de seu trabalho, este estudo examina um espaço pictórico estruturado pela dinâmica das linhas e pela força expressiva do tecido cromático, ambas estabelecidas na superfície do quadro. Por se tratar de uma experiência criativa, trazemos um referencial teórico que abarca a obra de arte a partir de sua essência, tratando-a como um acontecimento, um fenômeno estético. Promovida pela percepção do pintor, a pintura esboça na tela um mundo investido em formas e cores. Cada quadro é um fragmento do mundo, a expressão de uma experiência. O foco principal do trabalho está na análise de pinturas (retratos, autorretratos e, principalmente, paisagens) que acentuam experiências de suas duas nacionalidades, a brasileira e a portuguesa. Regina Chulam vive a imensidão das paisagens que a cercam e faz com que seu espectador as viva por meio de suas telas. A cor e a luz são elementos importantes de investigação. Ao redescobrir a cor e a luz tropical, a artista tenta integrá-las com as transparências e as suaves nuances oferecidas pela atmosfera lusitana. O texto também aborda a importância de Aracê para o desenvolvimento da pintura de Chulam. Ao fixar residência na região montanhosa do Espírito Santo, passa a viver isolada, entregue ao ofício do puro prazer da pintura. É neste local que conquista uma nova linguagem ao reger as cores frias para destacar as cores quentes em uma harmônica sonoridade pictórica. Ao assumir essa paisagem lumínica, essa luz sem profundidade, eleva ao máximo a intensidade cromática de suas telas, destacando a beleza da textura e dos planos unidos nos mais belos acordes. Com o apoio de entrevistas realizadas com a pintora, da exaustiva busca por telas que se encontravam dispersas em coleções particulares e do constante diálogo com a história da pintura moderna, buscamos contribuir para um melhor entendimento da produção dessa artista capixaba, entendendo a obra de arte como reveladora das impressões do mundo visível. Palavras-chave: Regina Chulam. Pintura Moderna. Fenomenologia. Aracê. Cor e Luz.
This dissertation investigates the praxis of capixaba painter Regina Chulam, from 1975, when she started studying in London and also working with Fine Arts, until 2013, when she organized her first solo exhibition at Museu Vale, in Vila Velha, Espírito Santo. Since 1981, when she majored in Fine Arts – painting – from Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL), her life has been full of “comings and goings”, “matches and mismatches”, “searches and findings”. By organizing chronologically the way in which her work progressively developed and improved, this study analyses a pictorial space structured by the dynamics of lines and the expressive power of chromatic fabric, both established on the surface of the painting. This dissertation proposes a discussion about a creative experience, so we bring a theoretical background that includes the work of art from its essence, treating it as an occurrence, an aesthetic phenomenon. Each painting outlines on canvas a world made of colors and shapes, developed through the painter´s perception. Each painting is also a fragment of the world, the expression of an experience. The main focus of this research is to analyse the paintings (portraits, self-portraits, and especially landscapes) that emphasize their experiences of "two nationalities": the Brazilian one and the Portuguese one. Regina Chulam lives the immensity of the landscapes that surround her and, then, she makes her spectators live them through each one of her works of art. The colors and light are also important elements of study in this research. As Chulam rediscovers the tropical colors and light, she tries to integrate them with transparences and soft shades offered and inspired by the Lusitanian atmosphere. This text also approaches the importance of Aracê city to the development of Chulam´s works. After settling in the mountainous region of Espírito Santo, she started living an isolated life, totally dedicated to her one and only work: the pure pleasure of painting. There she developed a new art language by organizing the cool colors to highlight the warm colors composing a harmonic pictorial sonority. By taking this luminous landscape, this light without depth, Chulam raises the chromatic intensity of her paitings to the top, to make the beauty of the textures and the painting plans stand out, linked as in the most beautiful chords. With the help of interviews given by the artist, the exhaustive search for paintings that were scattered in private collections and also a constant dialogue with the history of modern painting, this dissertation aims to contribute to a better comprehension of this important capixaba artist´s production, understanding the piece of art as a revealer of a visible impression about the world.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2111
Appears in Collections:PPGA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7711_DISSERTAÇÃO JORGE LUIZ MIES.pdf4.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.