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Title: Arte e testemunho na urgência do presente : o desenho de Luis Trimano na série O Negro
metadata.dc.creator: Ramos, Luciano Barreto
Keywords: Luis Trimano;Negro;Testemunho;Apropriação;Político
Issue Date: 26-Sep-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Esta pesquisa pretende analisar a série de desenhos intitulada O Negro, do artista argentino radicado no Brasil, Luis Trimano, a partir das reflexões relativas aos conceitos de testemunho e apropriação no campo da arte. Busca primeiramente entender o testemunho, e de que maneira essa noção, quando afirmada de um ponto de vista ético-político, pode significar uma torção dos sentidos que objetificam o negro escravizado dentro de uma história oficial da escravidão (ou como princípio da medida, em Negri), desconstruindo, dentro desse contexto, toda a legitimação que se impõe para sua permanência. A dissertação procura estabelecer os nexos entre testemunho e arte a partir do dispositivo O Negro, ao mesmo tempo em que confirma a inseparabilidade com o político, considerando tornar possível acessar a experiência da escravidão no presente, assegurando que a obra, nesse sentido, ajude a potencializar tal afeto. Para isso, são importantes autores como Márcio Seligmann-Silva, Antonio Negri e Rosalyn Deutsche, que ajudarão na articulação teórica dessas concepções. Nessa mesma direção, através das contribuições de Guy Debord, Douglas Crimp e Benjamin Buchloh, o trabalho também tem a intenção de evidenciar as possíveis estratégias de apropriação adotadas pelo artista, ao se apoderar das fotografias de escravos urbanos tiradas no Rio de Janeiro pelo português Christiano Junior no final do século XIX. As noções de fragmentação e emenda que a obra apresenta, resultado dessa quebra da ideia sobre uma forma idealizada do mundo, auxilia nas discussões acerca da apropriação, na medida em que essas e outras imagens apropriadas por Trimano, de escravos a animais e objetos do cotidiano, destituídas de suas funções e significações primárias, são incorporadas à obra segundo um desvio eminentemente político, estabelecendo novas conexões e sentidos.
This research aims to analyze the series of drawings entitled O Negro, made by Brazil based Argentine artist Luis Trimano, by reflecting on the concepts of testimony and appropriation in the field of Art. It seeks to understand the testimony, and how this notion, when asserted in an ethical-political perspective, may mean a twist of the significances that objectify the enslaved black within an official history of slavery (or "principle of measurement" in Antonio Negri), deconstructing, in this context, all that was needed to legitimize their stay. The dissertation seeks to establish connections between Art and testimony through the device O Negro, while confirming the inseparability towards the political, considering it may enable the access of the experience of slavery in the present, ensuring that the work in this sense helps leverage such affection. For this endeavor, authors such as Márcio Seligmann-Silva, Antonio Negri and Rosalyn Deutsche, contribute in the theoretical articulation of such concepts. In this same direction, through the inputs of Guy Debord, Douglas Crimp and Benjamin Buchloh, the work also intends to highlight possible strategies of appropriation adopted by the artist, as he takes possession of late nineteenth century photographs of urban slaves, taken in Rio de Janeiro by Portuguese photographer Christiano Junior. The notions of fragmentation and amendment that the work presents, a result of the rejection of the idea of an idealized form of the world, help in the discussions about appropriation, considering that the images of slaves, animals and everyday objects appropriated by Trimano are incorporated into the work deprived of their primary functions and meanings and under a highly political deviation, establishing new connections and meanings.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2120
Appears in Collections:PPGA - Dissertações de Mestrado

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