Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2129
Title: O íntimo na fotografia contemporânea : a narrativa no processo criativo fotográfico
metadata.dcterms.creator: Soares, Nícolas Oliveira
metadata.dcterms.subject: Fotografia contemporânea;Íntimo;Cotidiano;Narrativa
metadata.dcterms.issued: 29-May-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dcterms.abstract: A dissertação se debruça sobre os aspectos do íntimo como manifestação na produção fotográfica contemporânea. Pretende um esboço do ser intimidades, cotidianos, páthos; e ainda dos artifícios estéticos da própria fotografia, dentro da sua capacidade técnica e poética. Considera-se que na construção deste repertório fotográfico, uma espécie de narrativa que aproxima fotógrafo-fotografado e posteriormente foto-espectador é formatada mediada pelos acessos à memória. A análise erguida se atém a fotógrafos que registram o outro e estabelecem de alguma maneira um caráter antropológico nessa aproximação. Fotógrafos esses que desde o início do século XX voltaram os olhares para as situações marginais e coloquiais da vida. Por fim, como resultado, apresentam-se conceitos para a leitura desta produção artística fotográfica que desde as primeiras apresentações do corpo nu, por exemplo, tem sido desenvolvida com grande relevância no cenário fotográfico contemporâneo. Palavras-chave: fotografia contemporânea, íntimo, cotidiano, narrativa, memória.
The dissertation focuses on the intimate aspects as manifestation in contemporary photographic production. It is intended an outline of the self -intimate, everyday, páthos; and even the aesthetic artifice of the very photography, within its technical and poetic ability. It is considered that the construction of this photographic repertoire, a kind of narrative that approaches photographer-photographed and subsequently photo-viewer is formatted mediated by memory accesses. The analysis raised is dedicated to photographers who record the other and establish to somehow an anthropological character in this approach. Photographers ones from the early twentieth century that turned their eyes to the marginal and colloquial life situations. Finally, as a result, we present concepts for reading this photographic artistic production that since the first performances of the naked body, for example, it has been developed with great relevance in the contemporary photographic scene.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2129
Appears in Collections:PPGA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_8913_Nicolas_Soares-O_intimo_na_fotografia_contemporânea.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.