Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2136
Title: Teatralização e carnavalização : a manipulação fotográfica de David Lachapelli
metadata.dc.creator: Spagnol, Eliane
Keywords: Teatralização; Carnavalização
Issue Date: 3-Sep-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Este trabalho propõe uma investigação sobre a manipulação de fotografias. Durante a pesquisa pretendeu-se estudar e refletir sobre o assunto como meio de expressão artística na contemporaneidade e de linguagem fotográfica atual, a qual não é focada somente na captura da imagem e sim em toda a construção anterior e posterior ao momento da foto. Com a análise de fotografias do americano David LaChapelle, pretende-se evidenciar como o artista utiliza-se da manipulação para criar imagens que questionam a sociedade e, ao mesmo tempo, despertam ambiguidade. Também se procurou entender quais são as relações que se estabelecem com o espectador que é convidado a ver essas imagens, nas quais são acrescentadas camadas de ilusão e que, mesmo alteradas, são a prova de algo que existiu no passado. Com recursos de teatralização e carnavalização, entre outras formas de manipulação, o fotógrafo cria fantasias e desperta desejos nos espectadores.
This paperwork proposes an investigation about photo manipulation. During the research it is intended to study and reflect about these photos as a mean of contemporary artistic expression and current photographic language, which is not only focused on capturing the image, but also in all its previous and subsequent construction up to the time of the photo. By using David LaChapelle’s photographs analysis, it is wanted to show how the artist uses manipulation to create images that questions society and awakes ambiguity. It is also intended to understand the relations between the viewer and these images in which are added layers of illusion, that even manipulated, are the proof that in the past there was something there. With dramatization and carnivalization, and other kinds of manipulations, the photographer compels to the viewers fantasy and desire.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2136
Appears in Collections:PPGA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9234_A fotografia manipulada de DLC.pdf9.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.