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Title: Arquitetura e espiritualidade - Suger (1081-1151) e a edificação do gótico
metadata.dc.creator: Neves, Tainah Moreira
Keywords: Suger de Saint-Denis; Abadia de Saint-Denis; Arquitetura Gótica; Pseudo-Dionísio
Issue Date: 4-May-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Esta dissertação analisa a relação entre a Arquitetura e a Espiritualidade na obra de reedificação da Abadia de Saint-Denis (1130/1137-1144) conduzida pelo Abade Suger (1081- 1151), embasada na estrutura física remanescente da igreja e nos escritos produzidos por ele: Sobre a consagração da igreja de Saint-Denis e A Obra [administrativa] do Abade Suger [de Saint-Denis]. Para disso, levou-se em conta a teologia do Pseudo-Dionísio, o Areopagita, exposta nos tratados Dos Nomes Divinos e Da Hierarquia Celeste, além de alguns estudos sobre a obra e a vida de Suger. Ao compararmos os documentos de época com a construção do século XII, constatamos que a arte e a arquitetura foram utilizadas como meios de transmitir a mensagem cristã, pois serviram de suporte para a exegese espiritual consagrada a Deus, realização para além da contemplação estética. Essa visão da arte tornou-se um marco e inspirou as grandes catedrais góticas francesas.
This master dissertation analyses the relation between the Architecture and the Spirituality in the rebuilding of the Abbey of Saint-Denis (1130/1137-1144) led by Abbot Suger (1081- 1151), based on the remaining physical structure of the church and on his writings: On the consecration of the church of Saint-Denis and The [administrative] Work of Abbot Suger [of Saint-Denis]. For this, we took into consideration the theology of Pseudo-Dionysius the Areopagite, described in the treatises On the Divine Names and On the Celestial Hierarchy, in addition to some studies about Suger’s work and life. When we compare the documents with the construction of the twelfth century, we acknowledge that art and architecture were means to transmit the Christian message, as it would support the spiritual exegesis devoted to God. A realization beyond the aesthetic contemplation. This view of art has become a landmark and served as inspiration for the great French Gothic cathedrals.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2138
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