Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2140
Title: Atividade Docente: implicações étnico-formativas
metadata.dc.creator: SILVA, F. H.
Keywords: Formação de professores;Ética;Pesquisa;Experiência
Issue Date: 26-Aug-2011
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SILVA, F. H., Atividade Docente: implicações étnico-formativas
Abstract: Este trabalho aborda a relação entre a atividade docente, formação e ética no âmbito de algumas experiências de pesquisa na Educação, a partir da interlocução com a literatura, a filosofia, narrativas dos professores, diários de campo e relatórios de pesquisa. Os temas se relacionam ao longo do texto para compor algumas diretrizes para uma avaliação dos modos de intervenção nos processos de trabalho nas escolas e na experiência de pesquisa, considerando a produção de espaços dialógicos de análise dos processos de trabalho. A temática da formação trata da relação entre processos em curso nas escolas e processos que apontam para a perspectiva da análise coletiva dos processos de trabalho. A ética é trazida como perspectiva de avaliação dos efeitos que certas séries de práticas têm produzido, tanto em relação ao professor quanto ao pesquisador. A experiência do pesquisar atravessa e constitui a relação entre a atividade docente, formação e ética. A questão metodológica ganha nesse sentido grande importância nessa tentativa de inflexão nos processos de trabalho e de formação. Ressaltamos assim, o caráter processual e codependente da relação do pesquisar e da atividade do professor, a formação do pesquisador e do professor naquilo (e por aquilo) que fazem. E inspirados em Bergson, convocamos a intuição como método de elaboração e modulação de uma ciência do real e do vivo, exatamente por sua dimensão processual - fabricação e invenção.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2140
Appears in Collections:PPGE - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_5166_FABIO HEBERT DA SILVA.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.