Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2141
Title: Poder, saber e subjetividades: constituição e formação do sujeito ADM
metadata.dc.creator: SOUZA, S. P.
Keywords: Formação em administração;Subjetividades;Poder;Saber
Issue Date: 28-Nov-2011
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SOUZA, S. P., Poder, saber e subjetividades: constituição e formação do sujeito ADM
Abstract: O estudo analisa a constituição e a formação dos sujeitos adm. Os materiais e a análise foram organizados em torno de três eixos: eixo das subjetividades, eixo dos poderes e eixo dos saberes. A seleção dos materiais, o modo de construir a análise e o texto, assim como os conceitos usados para pensar a formação em administração, foram possíveis a partir dos estudos de Michel Foucault sobre os códigos que regulam modos de se conduzir e sobre a produção de verdades que servem como justificativa. Os eixos são produções teórico-empíricas, pois neles estão as análises das entrevistas e as teorias, além das análises da formação em administração que ocorriam a partir de documentos, legislação e elementos históricos. As entrevistas, realizadas com professores que lecionam no curso de administração, alunos em vias de formação e administradores recém-egressos, serviram como disparadores das análises. Não se pretendeu produzir uma nova verdade sobre a formação em administração, mas, sim, mapear as condições de emergência dos sujeitos adm e de sua formação. Dentre as condições mapeadas estão os modos pelos quais somos governados, ou seja, os modelos de conduta que estão pautados nos modos de ação empresariais, a profissionalização, a sistematização do ensino e a constituição de um campo de conhecimento. Em suma, a pesquisa deparou-se com um processo de formação, via ensino superior, que pode levar tanto à reprodução de formas predominantes quanto à produção de rupturas com tais formas
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2141
Appears in Collections:PPGE - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_5604_SUSANE PETINELLI SOUZA.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.