Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2150
Title: [...] do caos ao Thémata: por epistemologias e práticas na diversidade
metadata.dc.creator: MENENGUCI, L. P.
Keywords: Arte e Educação;Complexidade;
Issue Date: 11-May-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MENENGUCI, L. P., [...] do caos ao Thémata: por epistemologias e práticas na diversidade
Abstract: Trata-se de uma pesquisa que aposta na religação de saberes e fazeres como possibilidade de ampliar e fortalecer a rede inclusiva entre as áreas de Educação, Cultura e Saúde. Compreende, nesse aspecto, que a Arte se apresenta como uma proposição conectora na tessitura do movimento que entrelaça cada um desses campos de atuação e de produção de conhecimento. Objetiva garantir a inclusão como garantia de direitos para além do chão e dos muros da escola comum. Elege como arcabouço teórico as contribuições de Gregory Bateson e de Edgar Morin, respectivamente. Caracteriza-se como uma pesquisa-ação de complexidade sistêmica, cuja metodologia se tece na processualidade do próprio estudo. Os sujeitos participantes da pesquisa são, ao mesmo tempo, autores e atores desta investida teórica e metodológica: assistente administrativo, assistente social, atores e atrizes, bacharel em filosofia, fisioterapeuta, gestor cultural, instrutores de teatro, instrutores de dança, intérprete de Libras, pedagoga, pessoas com deficiência, pessoas surdas, professora de Arte, entre outros. Os dados foram produzidos e capturados na circularidade da pesquisa. Desse movimento, vivido no cenário de uma Escola de Arte de natureza pública e municipal na cidade de Vitória, além da instituição de um grupo transdisciplinar para a discussão e proposição de políticas e práticas inclusivas tecidas em rede, da realização de uma oficina de teatro para pessoas surdas, resultou também a realização da Mostra Cultura e Diversidade, envolvendo diretamente 180 protagonistas. Este projeto assume a incerteza como mote propulsor. Essa última retroalimenta não só a curiosidade epistemológica de seus participantes como provoca mudanças nos sistemas aprendentes por eles representados inaugurando políticas e práticas inclusivas transdisciplinares.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2150
Appears in Collections:PPGE - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_6100_Lilian_Pereira_Menenguci.pdf3.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.