Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2168
Title: Esperando o Superman: da diáspora do conceito e sua produção de diferenças e resistências em escolas no norte e sul globais.
metadata.dc.creator: PORTO, J. L. S.
Issue Date: 23-Aug-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PORTO, J. L. S., Esperando o Superman: da diáspora do conceito e sua produção de diferenças e resistências em escolas no norte e sul globais.
Abstract: Vivências no Norte e Sul Globais, inspiradas pela Pedagogia Comparada e na Fenomenologia, são apresentadas tendo como personagens pais, alunos e professores em escolas públicas estadunidenses e brasileiras. A narrativa tem como foco a diáspora que ocorre por causa dos conceitos dados às essas escolas por meio de Testes Padronizados, impostos aos alunos, nesses Sistemas de Educação. Em decorrência dessa diáspora uma busca por escolas de categoria A, melhores ou mais ricas apontam-se as produções de diferenças, estigmas étnico-raciais, de exclusão e a manutenção do pós-colonialismo, do epistemicídio do Norte em relação ao Sul e das relações implícitas entre opressor/oprimido. Relata-se sobre as Charter-Schools estadunidenses, sobre os Testes Padronizados nos Estados da Florida e Texas, bem como da Prova Brasil e suas implicações na Educação Brasileira. Além da produção das diferenças, pontuam-se também as insurreições e resistências advindas dos resultados, ora positivos ora negativos, dos mecanismos nacionais de avaliação, bem como da Diáspora do Conceito.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2168
Appears in Collections:PPGE - Teses de doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.