Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2178
Title: Textos e contextos dos problemas de mediação de altura em livros do renascimento.
metadata.dc.creator: CESANA, A.
Keywords: História da Matemática;História de Problemas Matemáticos
Issue Date: 12-Nov-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: CESANA, A., Textos e contextos dos problemas de mediação de altura em livros do renascimento.
Abstract: Esta pesquisa retrata uma investigação e uma análise sobre textos e contextos dos problemas de medição de alturas, em livros do período do Renascimento. Tendo por base teórica ideias dos historiadores Marc Bloch e Fernand Braudel, recorre à conjuntura social, econômica e cultural vivida pelos autores dos livros analisados, a fim de contextualizá-las no processo de produção dos mesmos. O tempo delimitado foi de longa duração, o Renascimento, e os lugares, Itália e França, onde viveram os autores das obras analisadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem histórica e documental. O tema central da pesquisa constitui-se numa abordagem interpretativa do panorama histórico dos problemas de medição de alturas de objetos, considerando os enunciados, as linguagens, as ilustrações, os processos matemáticos resolutivos e os instrumentos de medidas apresentados por cada autor. A análise ateve-se em três contextos distintos de resolução desses problemas. Considerando os instrumentos de medidas utilizados, investigou-se: o gnômon em Leon Battista Alberti (1404-1472), o quadrante geométrico em Oronce Finé (1494-1555) e o esquadro móvel em Ottavio Fabri (c. 1544-c.1612). A construção e o uso dos instrumentos para medição foram cruciais para o processo de solução de inúmeros problemas práticos de cada época; as ferramentas matemáticas usadas eram elementares, mas suficientes para resolução dos problemas. Todos os autores empregaram, basicamente, as mesmas propriedades geométricas no processo de solução dos problemas e, suas obras, refletem o contexto social e cultural em que viveram e no qual produziram seus trabalhos. Cada um deles teve algum tipo de relevância na sua sociedade e contribuíram para o desenvolvimento científico da época, escrevendo livros, a partir das necessidades e dos problemas vivenciados. Os resultados deste trabalho, para além da construção histórica conjunta em torno do tema, levantam questões para reflexão sobre a inter-relação existente entre a história da matemática e a educação matemática.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2178
Appears in Collections:PPGE - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7252_TeseAndressaCesana_versaofinal.pdf5.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.