Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2193
Title: A educação em cena: a revista de educação como circulação de representações sobre saberes educacionais no Espírito Santo (1934-1937).
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, G. S.
Keywords: Revista de Educação do Espírito Santo;Impressos Pedagógicos
Issue Date: 31-Mar-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: NASCIMENTO, G. S., A educação em cena: a revista de educação como circulação de representações sobre saberes educacionais no Espírito Santo (1934-1937).
Abstract: Este estudo analisa os processos de circulação e apropriação das representações sobre os saberes da educação escolarizada difundidos pela Revista de Educação do Espírito Santo, entre os anos de 1934 e 1937. Como referencial teórico baseamo-nos em Chartier (1990) acerca do conceito de representação, em Balandier (1982) em relação ao conceito de encenação de poder instituído que assume visibilidade quando circula na Revista, concedendo publicização aos feitos políticos realizados por dado grupo social, e em Julia (2001), junto ao conceito de cultura escolar. A partir desse arcabouço teórico, empreendemos metodologia de pesquisa a partir da análise histórica da fonte, dialogando, para tanto, com diferentes documentos e registros que configuram uma série de dados que constituem nossa fonte. Trata-se da análise das representações travadas no debate sobre a formação, divulgação e apropriação do conjunto de práticas e saberes pedagógicos dirigido aos professores, por parte de um grupo de intelectuais locais que se apresentava como portador do projeto de modernização do Espírito Santo inserido no contexto nacional. A Revista de Educação/ES tinha entre seus principais objetivos o de (in)formar os professores, ou seja, enquadrar suas práticas às novas demandas educacionais. Deste modo, a Revista esteve atrelada a um projeto educacional em que os intelectuais corroboravam a ampla circulação de um conjunto de representações sobre a modernidade, utilizando a Revista como suporte, visto que, desde as capas, são expostos monumentos de modernização, como os prédios escolares e todo um complexo arranjo de artefatos simbólicos, traduzidos muitas vezes em festas e rituais escolares que evocavam um novo tempo para a Educação do Estado, ou seja, fazendo da educação escolarizada um espetáculo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2193
Appears in Collections:PPGE - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7586_A EDUCAÇÃO EM CENA - GECIANE SOARES DO NASCIMENTO20140602-131224.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.