Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2202
Title: O design educacional para a modalidade a distância em uma perspectiva inclusiva: contribuições para/na formação docente.
metadata.dc.creator: SONDERMANN, D. V. C.
Keywords: Design Educacional;Educação a Distância
Issue Date: 6-Jun-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SONDERMANN, D. V. C., O design educacional para a modalidade a distância em uma perspectiva inclusiva: contribuições para/na formação docente.
Abstract: Este estudo, de cunho qualitativo, analisou o Design Educacional para a modalidade a distância no Centro de Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo recorrendo a uma pesquisa-ação com três grupos focais: Grupo 1 - equipe de produção de recursos educacionais; Grupo 2 - professores-formadores em Educação a Distância e Grupo 3 - alunosprofessores do curso de Capacitação em Práticas para Educação a Distância para Professores na modalidade a distância. O Design Educacional envolve diferentes áreas de conhecimento e aportes teóricos, sendo que este estudo optou pelas contribuições de Piaget e de Vigotski no que se refere ao processo de aprendizagem e interação social; Moore e Kearsley, nas questões que envolvem a Educação a Distância; Filatro e Torezzan para o Design Instrucional. Nas discussões suscitadas no Grupo 1, da equipe de produção de recursos educacionais, foram identificadas dentre várias questões, as principais dificuldades e desafios do Design Educacional na sociedade contemporânea. A coleta de dados e a análise dos resultados dessas discussões culminaram na criação de uma Taxonomia para o uso das Mídias, além de contribuições relevantes para a criação de alguns recursos educacionais. O Grupo 2, dos professores-formadores, apoiado nos resultados do Grupo 1, tendo em vista a inclusão de alguns alunos-professores convidados, graduados e deficientes - três com surdez e dois deficientes visuais -, contribuiu para evidenciar as ações-reflexões do Design Educacional no curso escolhido, adotando uma perspectiva inclusiva, inspirada no Universal Design for Learning. O Grupo 3, de alunos-professores, avaliou as ações resultantes da pesquisa. Recorreu-se a cinco categorias de análise dos dados: o Design Educacional na instituição pesquisada; a relação entre os professores-formadores e o Design Educacional; representações sobre o processo de ensino e de aprendizagem dos profissionais envolvidos no Design Educacional; alunos-professores em formação para a Educação a Distância; as perspectivas do Design Educacional na sociedade contemporânea. Os resultados obtidos trouxeram contribuições teóricas e práticas para a formação docente, acarretando, ainda: mudanças de conduta dos Grupos 1 e 2 no planejamento e na produção de recursos educacionais; além da proposta de inclusão de uma equipe de Design Educacional junto à equipe de produção, com uma consequente melhora do trabalho colaborativo. Foi destacada, também, a necessidade de uma melhor definição das concepções e do modelo de educação a distância adotado pelo Instituto Federal do Espírito Santo, o que, por sua vez, impactariam no Design Educacional em uma perspectiva inclusiva.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2202
Appears in Collections:PPGE - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7781_versão_para_impressão.pdf10.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.