Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2226
Title: A Utilização da Modelagem Computacional no Processo de Ensino e Aprendizagem de Tópicos de Física Através da Metodologia de Módulos Educacionais: uma Investigação no Ensino Médio
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, R. R.
Issue Date: 27-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: OLIVEIRA, R. R., A Utilização da Modelagem Computacional no Processo de Ensino e Aprendizagem de Tópicos de Física Através da Metodologia de Módulos Educacionais: uma Investigação no Ensino Médio
Abstract: O presente trabalho relata os resultados de uma pesquisa, realizada no ano de 2011 com estudantes do Ensino Médio, que investigou a aplicação de modelos, simulações & visualizações computacionais na abordagem de conteúdos específicos nas disciplinas de Matemática, História, Química e Física. As aplicações ou módulos educacionais que foram realizadas nas três primeiras disciplinas objetivaram o aprimoramento dos materiais e estratégias didáticas enquanto que, as aplicações relacionadas aos conteúdos de Física, foco dessa pesquisa, delinearam além de tal aprimoramento a investigação de possibilidades, limitações, vantagens e desvantagens que tal abordagem tem em relação a esse conteúdo específico. Os resultados apresentados ao longo desse trabalho estabelecem que abordagens de tópicos específicos de Física através de atividades com modelagem computacional podem ser a princípio, realizadas em três perspectivas distintas, a saber: Quantitativa, Semiquantitativa e Qualitativa através do uso de modelos computacionais de representação Microscópica e/ou Macroscópica. Por fim, os resultados indicam ainda que os desempenhos dos estudantes apresentam uma porcentagem alta de acertos nas atividades com o uso desse aporte computacional e também, uma tendência de queda às vezes pequena e às vezes acentuada quando tais temáticas são realizadas em um formato tradicional e um momento posterior.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2226
Appears in Collections:PPGE - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_8585_Tese Completa.pdf11.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.