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http://repositorio.ufes.br/handle/10/2229
Title: | A Higiene Escolar nos Escritos de Carlos Sá: Circulação de Ideias e Projetos de Interação Entre Saúde e Educação (1920/1945) |
metadata.dc.creator: | MORAES, M. F. |
Keywords: | História;Higiene escolar;Saúde escolar;Saúde História; |
Issue Date: | 31-Mar-2015 |
Publisher: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Citation: | MORAES, M. F., A Higiene Escolar nos Escritos de Carlos Sá: Circulação de Ideias e Projetos de Interação Entre Saúde e Educação (1920/1945) |
Abstract: | A presente tese buscou investigar como, no âmbito das ações e interações higienistas em espaços de práticas, entre eles o Ministério da Educação e da Saúde Pública, os congressos e os jornais médicos, foi pensado o papel da educação, da escola e do professor, considerando, especificamente, a obra do médico e professor Carlos Accioly de Sá, entre 1920 e 1945. A circulação de ideias nacionais e internacionais sobre higiene escolar nas primeiras décadas do século XX também foram investigadas na tentativa de analisar as filiações de ideias higienistas sobre educação e saúde. As questões comuns e os dissensos acerca das representações de higiene escolar, saúde e educação, foram investigados tomando por base a circulação da ideia de modernidade brasileira, imersa na chamada questão nacional. Para esta pesquisa, foi utilizado o conceito de intelectual, baseado em Sirinelli. O diálogo com as fontes se deu também por meio dos conceitos de cultura (Sirinelli), comunidades interpretativas, representações, e circulação (Chartier). Para tanto, articulamos a cultura política do período aos textos produzidos por Sá, em diálogo com seus pares e com as ações do governo e das associações profissionais que ele participou. Partimos do pressuposto que, longe de haver um projeto único de higiene escolar, os textos de Sá nos revelaram apropriações de outras ideias, o destacando assim de sua geração. Na análise de seus escritos, percebeu-se uma apropriação das ideias americanas de saúde pública, que apontou, já na década de 1920, para uma maior ênfase na educação da saúde, em detrimento à inspeção higiênica, no caminho de transformar hábitos, prevenir doenças e promover a saúde. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/2229 |
Appears in Collections: | PPGE - Teses de doutorado |
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