Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2233
Title: A Publicidade em Outdoor nas Ruas de Vitória: a Cidade Como Espaço de Educação
metadata.dc.creator: SOUZA, F. M. S.
Keywords: Educação;Outdoor;Publicidade;Semiótica;Cidade
Issue Date: 7-Apr-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SOUZA, F. M. S., A Publicidade em Outdoor nas Ruas de Vitória: a Cidade Como Espaço de Educação
Abstract: Objetiva trazer à tona, a partir da análise da publicidade em outdoor veiculada em duas avenidas de grande movimento na cidade de Vitória, narrativas que circulam mais intensamente na sociedade contemporânea e, assim, educam a sociedade. Por outro lado, busca compreender, também, as relações travadas entre os sujeitos e a publicidade em outdoor, intencionando, então, verificar se e como a publicidade afeta os sujeitos, se e como educa os sujeitos, bem como os usos que as pessoas que circulam pelo espaço estudado fazem dela. O referencial teórico abarca discussões sobre consumo, a partir de Bauman (2001, 2008), Certeau (1999), entre outros autores; dedica-se ao debate sobre a publicidade em outdoor, tendo com suporte os estudos de Pinheiro e Sabadin (1990); discorre sobre a teoria semiótica, recuperando o conceitual desenvolvido por Fiorin (2011), Barros (2010) e, sobretudo, por Landowski (2002, 2004), pesquisador que contribui, também, para reflexão sobre a possibilidade de análises por meio do encadeamento entre publicidades, formando, pois, uma sequência. Por fim, o debate sobre a educação do sensível e do inteligível é sustentado, especialmente, em Greimas (2002). Tratase de um estudo descritivo e explicativo que reúne tanto análise documental quanto pesquisa de campo. Os documentos em questão são as publicidades em outdoor, registradas por meio de fotografia, mensalmente, no período entre julho de 2012 e janeiro de 2014. A pesquisa de campo se volta para a conversação com quem faz uso de, ao menos, uma das vias e, com isso, destina-se a compreender as relações travadas entre os sujeitos e as placas de outdoor.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2233
Appears in Collections:PPGE - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_8719_a publicidade em outdoor nas ruas de vitoria a cidade como espaco de educacao.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.