Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2259
Title: Estranhamento e particularidade na prática de leitura de imagens: mediações nas aulas de Arte em séries iniciais do ensino fundamental.
metadata.dc.creator: Camargo, Fernanda Monteiro Barreto
Keywords: Estranhamento;Particularidade;Imagens;Arte
Issue Date: 26-Apr-2010
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: CAMARGO, F. M. B., Estranhamento e particularidade na prática de leitura de imagens: mediações nas aulas de Arte em séries iniciais do ensino fundamental.
Abstract: Esta pesquisa aborda o tema mediações na leitura de imagens em aulas de arte por crianças em séries iniciais do ensino fundamental, bem como a importância das imagens nas aulas de arte. O estudo foi realizado em uma turma do primeiro ano da escola de Ensino Fundamental do município de Serra no estado do Espírito Santo em 2009. Parte do pressuposto que as imagens presentes no ambiente escolar são co-autoras nas produções dos alunos e isso acontece a partir das mediações entre crianças professor, crianças livro didático, crianças crianças, crianças imagens expostas. Três eixos conceituais constituem as bases deste estudo: infâncias, na perspectiva da Sociologia da Infância e diálogos com Krammer, Vasconcellos, Sarmento e Lopes, imagens-arte a partir dos estudos de Barbosa, Ciavatta, Santaella e Schütz Foerste e estranhamento-mediação tendo como principais referenciais Vygotsky, Benjamin e Lukács. Com base na análise dialética dos fenômenos educativos toma-se como referência metodológica a abordagem qualitativa na revisão do campo teórico, análise documental, realização de questionários, intervenção com Projeto Malaquias na Sala de Aula. O estudo possibilita identificar a presença de imagens na escola e ao mesmo tempo constata pouca visualidade dada à arte local. Na intervenção reafirma-se a necessidade de ações que contemplem as particularidades das séries iniciais do Ensino Fundamental, em especial, na compreensão das infâncias presentes neste espaço e da Arte que no estranhamento impulsiona o processo reflexivo e criativo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2259
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_4063_Dissertação Fernanda Barreto.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.