Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2266
Title: O trabalho com a Literatura na Educação Infantil.
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, L. D.
Keywords: Literatura;Arte;Leitura;Leitor;Educação Infantil
Issue Date: 27-Sep-2010
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: OLIVEIRA, L. D., O trabalho com a Literatura na Educação Infantil.
Abstract: Este trabalho faz parte de um grupo de pesquisas da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de Educação e Linguagens, que desenvolve investigações no campo da linguagem assumindo a perspectiva histórico-cultural. Esta dissertação de Mestrado tem por objetivo analisar o que tem sustentado teórica e metodologicamente o trabalho com os gêneros textuais do domínio literário numa unidade de educação infantil do Sistema Municipal de Educação de Vila Velha, ES, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da filosofia bakhtiniana de linguagem. Este trabalho busca compreender como se efetivam as práticas de leitura que se realizam com gêneros do domínio literário; quais concepções de literatura que tem sustentado essas práticas e como essas concepções se articulam à formação do leitor. Para tal, lançamos mão da metodologia estudo de caso, de modo que a principal estratégia utilizada na coleta de dados foi a observação em sala de aula. Nesse contexto, também foram utilizados questionários, entrevistas, análise de documentos, filmagens, registro de áudio e fotografias. As análises dos dados foram organizadas em função das concepções que regem a organização do trabalho com a literatura no espaço educativo investigado. Dessa maneira, são apresentados os eventos em que a leitura literária é realizada: como pretexto para o ensino de conhecimentos de diferentes áreas e para produção textual; vinculada à finalidade de moralização de costumes e, finalmente, voltada para a ocupação do tempo. Considera-se que as discussões desenvolvidas nas análises dos eventos contribuem para que a literatura infantil seja concebida como manifestação artística e cultural e também para a reflexão acerca das relações de ensino aprendizagem que oportunizem a formação do leitor crítico.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2266
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_4533_LUCIANA DOMINGOS DE OLIVEIRA20130925-162727.pdf9.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.