Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2279
Title: Práticas de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública
metadata.dc.creator: ANTUNES, J. S. C.
Keywords: Linguagem;Práticas de leitura;Leitor;Produção de sentidos
Issue Date: 22-Aug-2011
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: ANTUNES, J. S. C., Práticas de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública
Abstract: Este trabalho integra os estudos do grupo de pesquisa Alfabetização, leitura e escrita da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa Educação e Linguagens. Teve por objetivo analisar as práticas de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola do Sistema Público Municipal de Ensino de Vitória, ES. A escolha do tema teve relação estreita com questionamentos profissionais e pessoais, além de promover reflexões sobre a baixa proficiência em leitura, um tema que tem interessado a pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento. Para isso, adotou a metodologia de estudo de caso e utilizou o recurso da observação participante em sala de aula como principal estratégia de produção de dados. Ainda fez uso de entrevistas com os sujeitos envolvidos na investigação, além de fotografias, filmagens e registros de áudio para constituir o corpus da pesquisa. Os dados foram organizados a partir das finalidades com que a leitura era trabalhada em sala de aula. O percurso de análise buscou compreender o modo como os sujeitos interagiam com a leitura, os objetivos que orientavam as atividades e como os procedimentos de ensino aprendizagem influenciavam no processo de constituição do leitor nas séries iniciais do ensino fundamental da escola pesquisada. Os resultados do estudo indicam que as práticas de leitura nas turmas envolvidas visavam à realização de tarefas na grande maioria dos eventos que aconteceram na sala de aula. As discussões desenvolvidas contribuíram com as reflexões sobre o ensino aprendizagem da leitura, ressaltando a necessidade de constituição de práticas de ensino que tratem a leitura como uma atividade dialógica.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2279
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_5231_JANAÍNA_SILVA_COSTA_ANTUNES.pdf9.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.