Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2282
Title: Experienciando a avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, C. M. V.
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Exclusão escolar
Issue Date: 19-Aug-2011
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: NASCIMENTO, C. M. V., Experienciando a avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Abstract: Este estudo teve como objetivo compreender como a avaliação da aprendizagem é experienciada na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista o interesse em abordar compreensivamente os modos como alunos, professora, pedagoga e coordenadora de uma escola pública municipal de Vitória-ES vivenciam a avaliação da aprendizagem no primeiro segmento da modalidade EJA, partindo de um recorte da história da avaliação no mundo, no Brasil, no Estado do Espírito Santo e no município de Vitória, entre o século XIX e os dias atuais. Para tanto, utilizou-se o método de inspiração fenomenológica pautado na hermenêutica de Heidegger, aberto à pesquisa qualitativa, e um estudo de caso, todos voltados à compreensão do fenômeno em estudo, com vistas à obtenção analítica do tema. Para obtenção de dados, foram utilizados os documentos legais referentes à avaliação da aprendizagem na EJA, as observações feitas no cotidiano da escola e a coleta de depoimentos. A interpretação e compreensão construídas a partir dos resultados obtidos nos possibilitaram chegar à identificação de três unidades de significado, aqui denominadas como: a) avaliação como classificação; b) avaliação como prática de dominação: seu poder simbólico; e c) o não avaliar como mascaramento do não ensinar.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2282
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_5278_CLAUDENICE MARIA VERAS NASCIMENTO.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.