Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2283
Title: Professores do Campo e no Campo: um estudo sobre formação continuada e em serviço na escola distrital "Padre Fulgêncio do Menino Jesus" do município de Colatina/ES
metadata.dc.creator: GAVA, M. P. M.
Keywords: Professoras/es;Formação continuada;Escola camponesa
Issue Date: 30-Sep-2011
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: GAVA, M. P. M., Professores do Campo e no Campo: um estudo sobre formação continuada e em serviço na escola distrital "Padre Fulgêncio do Menino Jesus" do município de Colatina/ES
Abstract: Como acontece a formação continuada nos estabelecimentos escolares? Instituído legalmente e instituinte por excelência nas práticas pedagógicas escolares, este objeto inquieta e constitui elemento primordial para a problematização da pesquisa. Quem são os sujeitos do processo de formação? Quem de fato educa quem? Apoiada em concepções freireanas e em diálogos tecidos com Carvalho, Nóvoa e Brandão, a busca por analisar e compreender os processos de formação dos profissionais que atuam em uma Escola Distrital, no município de Colatina, é consolidada por meio da pesquisa engendrada em um universo educativo e camponês. A opção por um estudo qualitativo com base na observação participante prevê construtos e reconstrutos permanentes, ampliando o olhar para além do que é visível ou visibilizado no cotidiano escolar - locus da pesquisa. O urbano e o rural são elementos-ponte na construção do espaço formativo escolar e na constituição dos demais espaços formativos que extrapolam o ambiente escolar. Famílias e comunidades são elementos fundamentais para a formação das/os estudantes e das/os educadoras/es. A profissionalização docente e a padronização histórica e social que a configuram conceitualmente são evidenciadas. Diálogos, tensões e expectativas se apresentam em situações experienciadas pela coletividade e nos momentos em que a busca por transformar a Escola Distrital em uma escola identificada e apropriada para com a realidade camponesa mobilizou sujeitos que passaram a participar ativamente de seus percursos formativos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2283
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_5282_MARLEIDE PIMENTEL MIRANDA GAVA.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.