Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2296
Title: Composições curriculares na educação infantil: por um aprendizado afetivo
metadata.dc.creator: PRATES, M. R. C.
Keywords: Práticas curriculares;aprendizado afetivo
Issue Date: 26-Mar-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PRATES, M. R. C., Composições curriculares na educação infantil: por um aprendizado afetivo
Abstract: Problematiza as interdiscursividades sobre currículo e infância, com professoras e crianças, em um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Serra - Espírito Santo. Potencializa a emergência de outras possíveis singularidades nas práticas curriculares, a partir dos movimentos inventivos instaurados nas experimentações educativas: formações continuadas; sala de aula e outros espaços; planos de organização e imanência; nas expansões produzidas como arte do encontro pelo brincar, pela música e vivências na diferença como agenciamentos de afeto, favorecendo um aprendizado inventivo. Tem como principais intercessores teóricos: Gilles Deleuze, Felix Guattari e Michel Foucault nas suas interlocuções com Espinosa. Utiliza uma metodologia cartográfica interdiscursiva, no cotidiano escolar, através de uma perspectiva de análise micropolítica, referente aos movimentos do currículo, no sentido de compreender as práticas curriculares que promovem uma vida mais bonita na educação infantil. Diante disso, o processo se mostrou potente e alegre, a partir das parcerias estabelecidas, do trabalho compartilhado por parte do corpo docente e pela visibilidade de alteridades e infâncias minoritárias. Sendo assim, compor currículos na educação infantil, por aprendizados afetivos, requer ir além do estabelecido. Nos imbricamentos do instituído e instituinte curricular, tornam-se necessárias a qualificação e potencialização do coletivo na escola, valorizando o pensamento inventivo das crianças, seus ritmos pulsantes e latentes.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2296
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_5628_Dissertação Maria Riziane Costa Prates.pdf3.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.