Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2299
Title: Educação do Campo e formação no/pelo trabalho: experiências de homens e mulheres do assentamento sezinio Fernandes de Jesus - MST/ES
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, W. B.
Keywords: Processos formadores;trabalho/experiências
Issue Date: 25-Oct-2011
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: OLIVEIRA, W. B., Educação do Campo e formação no/pelo trabalho: experiências de homens e mulheres do assentamento sezinio Fernandes de Jesus - MST/ES
Abstract: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo analisar os processos formadores que mulheres e homens do Assentamento Sezinio FJ do MST- ES constroem com seus saberes e conhecimentos, tendo como base suas experiências e práticas nas relações no/pelo trabalho no campo. Para tal, a metodologia da pesquisa participante, atrelada a uma pesquisa antropológica, foi os caminhos tomados para a abordagem no trabalho de campo. Participaram da pesquisa, os membros da coordenação do assentamento, dos núcleos de base e trinta famílias, com as quais conversamos em suas casas explorando as histórias de vida através de suas narrativas. Esses sujeitos, em sua maioria, estão voltando da cidade para o campo com experiências de trabalho no meio urbano, sem ter vivido, até então, a prática do labor com a terra. Tomamos como aporte teórico os estudos que abordam os sentidos do trabalho e da experiência a partir dos autores Walter Benjamin, Antônio Gramsci, Georg Lukács e E.P Thompson, em diálogo com a Educação do campo. Os resultados indicam que há um processo em curso de recampezinização das famílias o qual descaracteriza a concepção de reforma agrária do MST, com isso trazendo para o Movimento o desafio de pensar um plano de formação diferente para essas famílias.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2299
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_5741_.pdf705.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.