Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2303
Title: Simuladores ComputacionaisXOficina de Modelos. Um Estudo entre a Alternância destes Métodos na Aprendizagem de um mesmo Fenômeno Físico
metadata.dc.creator: SILVA, J. D.
Keywords: simulador computacional;oficina pedagógica
Issue Date: 28-Mar-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SILVA, J. D., Simuladores ComputacionaisXOficina de Modelos. Um Estudo entre a Alternância destes Métodos na Aprendizagem de um mesmo Fenômeno Físico
Abstract: Nos tempos atuais a cada dia criam-se novos desafios gerados pelo avanço tecnológico. A educação precisa habilitar o cidadão a dominar as novas tecnologias. O presente trabalho analisa o impacto pedagógico do uso de um modelo virtual (simulador computacional) alternado com um modelo físico (experimento) criado por alunos em uma oficina pedagógica. O uso alternado dos dois tipos de recursos permite que o aluno não só observe o uso de diferentes modelos, mas participe da sua construção. Isto diminui consideravelmente sua dificuldade em perceber que o modelo é apenas análogo ao fenômeno físico estudado, apresentando, portanto, limitações se comparado ao real. As teorias de Vigotsky, Piaget, Papert, e as reflexões filosóficas de Bachelard ajudaram na formulação de algumas hipóteses de trabalho, no planejamento das ações e na análise dos dados coletados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que recorre em alguns momentos à intervenção do pesquisador. Os resultados indicaram que as ferramentas se mostraram interessantes para iniciar alunos e professores em uma nova modalidade de ensino-aprendizado, permitindo ao aluno uma apropriação criativa do conhecimento formal. Novas perspectivas de pesquisa foram, assim, criadas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2303
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_5908_JUARES DUTRA DA SILVA.pdf7.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.