Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2306
Title: Música Guarani: mitos, sonhos, realidade
metadata.dc.creator: MORAES, R. R.
Keywords: Música Guarani/processos criativos/Arte-Educação/Hibridismo
Issue Date: 27-Apr-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MORAES, R. R., Música Guarani: mitos, sonhos, realidade
Abstract: Esta pesquisa situa-se no âmbito das atuais reflexões sobre música, educação e cultura focalizando as práticas musicais Guarani Mbyá vivenciadas pelas crianças e adolescentes das aldeias Boa Esperança e Três Palmeiras, no município de Aracruz, envolvendo tanto as músicas da tradição quanto as provenientes da mídia. O estudo tem como um dos seus objetivos centrais investigar o papel da música da mídia frente à concepção cosmológica musical própria dos Mbyá. O referencial teórico constitui-se das reflexões desenvolvidas nas áreas da Arte-educação, da Cultura baseando-se na ideia de incompletude das culturas de SANTOS e no conceito de hibridismo proposto por BHABHA -, da Educação Escolar Indígena e da Etnomusicologia. Como aporte metodológico, percebe-se a identificação com a pesquisa qualitativa e, mais especificamente com o estudo de caso do tipo etnográfico. O estudo nos permitiu concluir que a realidade musical vivenciada pelas crianças e adolescentes Guarani é parte de um todo verificável na sociedade pósmoderna, marcada pela coexistência de diferentes linguagens artísticas nas práticas e nos discursos cotidianos. O processo de investigação evidenciou que a escola indígena, nas aldeias pesquisadas, constitui-se como importante ponto de encontro de diferentes culturas, propiciando diálogos interculturais, bem como a renovação dos processos criativos e educativos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2306
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_5977_RAQUEL RIBEIRO DE MORAES.pdf18.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.