Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2325
Title: Anísio Teixeira e o sistema nacional de educação: contribuições para o debate sobre as políticas educacionais no Brasil.
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, R. P.
Keywords: Anísio Teixeira;Sistema Nacional de Educação
Issue Date: 28-Sep-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: NASCIMENTO, R. P., Anísio Teixeira e o sistema nacional de educação: contribuições para o debate sobre as políticas educacionais no Brasil.
Abstract: Trata-se de uma pesquisa teórica, que traz como ponto de partida a investigação da concepção de Sistema Nacional de Educação nas obras de Anísio Teixeira, situando essa discussão no cenário histórico e político da educação brasileira. O recorte escolhido visa a compreender as bases e os argumentos com os quais Anísio Teixeira defendia a organização nacional da educação. Identifica em que medida os argumentos produzidos circulavam e ainda circulam em meio aos debates e tensões que se estabelecem na discussão em torno da constituição de um Sistema Nacional de Educação, colocando em evidência as contribuições do educador no campo das políticas educacionais. Para tanto, esta pesquisa utiliza a análise documental e bibliográfica de 12 obras de Anísio Teixeira com base em três grandes categorias: qualidade e quantidade; público e privado; centralização e descentralização. Nesse percurso, a produção e ação de Anísio Teixeira marcaram o direcionamento de políticas públicas para a educação, o que fez com que algumas dessas diretrizes e princípios estivessem presentes em nossa organização atual. Suas ideias proporcionaram e proporcionam a atuação em um campo permanente de ação, afirmando a contemporaneidade de suas obras como um instrumento de luta para a consolidação de um projeto nacional de educação que se move ainda hoje em um terreno de imprecisões e disputas. Nas considerações finais, destaca que, em suas obras, Anísio Teixeira definiu os desafios para a organização da educação nacional, como um problema político, financeiro e profissional. Desse modo, a percepção de Anísio Teixeira identifica, para a atualidade, a necessidade de aprimoramento do modelo federativo brasileiro para a consolidação de um Sistema Nacional de Educação
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2325
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_6244_Rosenery Pimentel do Nascimento.pdf3.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.