Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2328
Title: Educação matemática no Ensino Médio e a inclusão de alunos com deficiência visual
metadata.dc.creator: PALMEIRA, C. A.
Keywords: matemática;ensino médio;interação;inclusão
Issue Date: 27-Nov-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PALMEIRA, C. A., Educação matemática no Ensino Médio e a inclusão de alunos com deficiência visual
Abstract: Este trabalho de mestrado com foco na educação matemática vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Nossa pesquisa de cunho qualitativo investiga as possibilidades de aprendizagens em matemática em uma turma de ensino médio comum com alunos com deficiência visual. Procuramos responder a pergunta: Que possibilidades de aprendizagem matemática ocorrem em uma turma de 3º ano de ensino médio com quatro alunos com deficiência visual, quando se incorpora uma prática de resolução e elaboração de problemas associada com a interação entre os alunos? Para analisar os processos de interação na aprendizagem nos apoiamos na teoria de Vygotsky. Para fundamentar a metodologia de resolução de problemas e aprendizagem matemática utilizamos principalmente Polya e Santos-Wagner. Nosso estudo foi desenvolvido no ano de 2011, com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Vitória, ES. Coletamos dados por meio de questionários, atividades em sala de aula e oficinas. Na análise de nosso trabalho encontramos indícios de mudanças nos hábitos de estudos dos alunos fora do horário de aula, desenvolvimento da autonomia em busca de novas aprendizagens matemáticas através da interação com os colegas e a professora como também maior interação entre os alunos com deficiência visual com os demais colegas. Esperamos que nosso trabalho possa inspirar os colegas em busca de desenvolver práticas que busquem garantir a participação e aprendizagem de todos os alunos de suas turmas, levando em consideração as deficiências e habilidades de todos os envolvidos nesse processo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2328
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_6252_CÁTIA APARECIDA PALMEIRA.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.