Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2347
Title: Educação Ambiental nas travessias, aventuras e paixões das experiências-sentidos de professores/as com o local.
metadata.dc.creator: ALMEIDA, D. M.
Keywords: Educação ambiental;Professores-Formação
Issue Date: 20-May-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: ALMEIDA, D. M., Educação Ambiental nas travessias, aventuras e paixões das experiências-sentidos de professores/as com o local.
Abstract: Este estudo problematiza formação de professores/as e Educação Ambiental na rede de sentidos tecida por docentes de escolas públicas de ensino básico do centro de Piúma-ES, ao realizarem experiências nos espaços de convivência. Norteada por essa aposta, esta pesquisa qualitativa ancora-se nas narrativas e em uma proposta metodológica de etnografia na perspectiva da etnopesquisa implicada, resultantes dos encontros de planejamento de área nas escolas, EMEF ―Lacerda de Aguiar‖ e EEEFM ―Professora Filomena Quitiba‖. Além disso, mapeamos experiências realizadas por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, através das conversações, dos registros no diário de campo, fotos e gravações. Nesses mesmos espaçostempos e motivados pela questão ―que sentido(s) você atribui às experiências com o local?‖, o/a professor/a narrava experiências e, ao final, nomeava o sentido das mesmas. Tais procedimentos contribuíram para a compreensão das experiências-sentidos nos espaços de convivência, enfatizando provocações socioambientais atravessadas na ecologia de saberes e no pensamento complexo, diante dos múltiplos sentidos docentes. As travessias, aventuras e paixões surgem como proposta de entrelaçar as experiências-sentidos em sensibilidades e sustentabilidades com o local, emergentes na reforma de pensamentos e estruturas reducionistas, racionalistas, individualistas e utilitaristas. Ao narrar experiências e nomear o sentido das mesmas, nos espaços de convivência, cada professor/a diz o que faz, o que passa, revelando nas invenções, interrelações, visão, surpresas, prazer, dentre outros sentidos autopoiéticos, saberesfazeres socioambientais da/na formação docente e Educação Ambiental.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2347
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_6486_ALMEIDA. Denize Mezadri, dissertação.pdf4.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.