Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2351
Title: O ambiente virtual de aprendizagem moodle como apoio ao ensino presencial da disciplina Matemática na EJA.
metadata.dc.creator: FERNANDES, R. R. D.
Keywords: TICs na Educação;PROEJA;Ensino presencial e a distância
Issue Date: 4-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: FERNANDES, R. R. D., O ambiente virtual de aprendizagem moodle como apoio ao ensino presencial da disciplina Matemática na EJA.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar o processo de implantação e utilização do ambiente colaborativo de aprendizagem moodle como apoio ao ensino presencial no processo ensino-aprendizagem da disciplina Matemática na Educação de Jovens e Adultos. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido em uma turma do curso Técnico em Comércio PROEJA no Campus Colatina do Ifes, composta por sete alunos. Foram utilizados no moodle exercícios interativos do Projeto Descartes do Ministério da Educação, Cultura e Desporto da Espanha, voltados para o conteúdo: Sistema Cartesiano Ortogonal. O estudo analisa o processo de planejamento da sala virtual para realização de atividades da disciplina, identifica as dificuldades dos alunos, a interação entre os participantes, a viabilidade do ambiente virtual como ferramenta de apoio ao ensino presencial, assim como sua influência no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Nesse movimento, busca fundamentação nos pressupostos teóricos da teoria sócio-histórica de Vygostsky e nos estudos de Paulo Freire. Dialoga também com autores que subsidiam discussões levantadas no transcorrer do estudo, Moran, Lévy, Valente, Kenski e adota conceitos da Etnomatemática de DAmbrósio. Oliveira e Fávero, por sua vez, subsidiam a temática da EJA. Utiliza a metodologia de estudo de caso, privilegiando a observação participante. Ao longo da pesquisa foram realizadas entrevistas com alunos, o professor da disciplina e a pedagoga do curso e aplicados questionários para a geração de dados, além de pesquisa documental. As atividades no ambiente virtual agradaram e trouxeram à tona o conceito de fazer matemática, com ganhos para a aprendizagem dos alunos na disciplina Matemática a julgar pelos depoimentos e observações coletadas. O uso do ambiente virtual moodle teria auxiliado no desenvolvimento das habilidades pretendidas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2351
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_6526_ROSANE ROSA DIAS FERNANDES.pdf3.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.