Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2369
Title: A práxis docente im(possível) de Literatura: teatro, subjetividade e engajamento social.
metadata.dc.creator: SALVADOR, F. M.
Keywords: Literatura;Prática de Ensino;Subjetividade e Teatro
Issue Date: 23-Aug-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SALVADOR, F. M., A práxis docente im(possível) de Literatura: teatro, subjetividade e engajamento social.
Abstract: A pesquisa norteia seus estudos nas práticas de ensino de literatura e no engajamento social do educador que transitam pelos discursos cênicos, subjetivos e sociais. Nesta perspectiva, legitimando a importância do ensino da literatura na emancipação pessoal e social do corpo discente e, principalmente, na construção de sentidos entre o eu e o mundo. As principais questões problematizadas foram as seguintes: Como a práxis docente de literatura, estruturada no teatro, na subjetividade e no engajamento social do educador pode transformar o ambiente escolar e potencializar o emancipação dos estudantes? Qual o papel da literatura na diminuição do número de reprovação e de evasão escolar nas escolas da rede pública? A pesquisa discute a relação entre a prática docente do ensino de literatura e a proposta curricular articulada com as manifestações culturais, com os propósitos sociais de emancipação e com o reconhecimento das questões subjetivas no processo de ensino-aprendizagem, utilizando-se como metodologia a pesquisa qualitativa, tendo como eixo o estudo de casos, com intervenções e com algumas perspectivas da pesquisa-ação. As ações investigativas se estruturam nas práticas literárias desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, em escolas da rede pública capixaba. Muitas pesquisas de dissertações e teses das Universidades Brasileiras apontam uma desqualificação do conhecimento literário nas escolas públicas ocasionada por propostas de ensino tradicionais, baseadas em fragmentos de textos dos livros didáticos, desarticuladas com as manifestações culturais, desumanizadas e sem princípios sociais. A pesquisa aponta outras práticas possíveis de ensinar Literatura dialogando com os textos teóricos de Paulo Freire, Jorge Larrosa, Moacir Gadotti, Leahy-Dios, entre outros.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2369
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_6798_DISSERTAÇÃO PPGE FÁBIO MOTA SALVADOR.pdf6.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.