Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2374
Title: Inclusão de professores de Ciências na sociedade da aprendizagem: análise de um curso de formação (des)continuada.
metadata.dc.creator: MULINARI, M. H.
Keywords: Ensino de Ciências;Formação Continuada
Issue Date: 26-Aug-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MULINARI, M. H., Inclusão de professores de Ciências na sociedade da aprendizagem: análise de um curso de formação (des)continuada.
Abstract: O sucessivo avanço tecnológico, principalmente das tecnologias da informação e comunicação TIC associado a novas formas de buscar e encontrar informação e aprender algo novo colaboram com a concepção de uma Sociedade da Aprendizagem que, no segmento educacional, apresenta uma tríade que permeia a infusão dessas tecnologias na escola: o aluno incluído (ou não), o professor em inclusão (ou não) e a escola digitalizada, permeando nessa estrutura a questão da formação continuada de professores. Nesta perspectiva, essa pesquisa investiga o uso de TIC no ensino de Ciências pelas professoras participantes do curso de formação continuada do Projeto Educação em Ciências financiado pelo Ministério da Educação e realizado em 2007 através da parceria entre CEFOCO/UFES e Secretarias Municipais de Educação de 21 municípios do Espírito Santo. O estudo busca compreender como a participação no curso de formação pode ter contribuído para inclusão digital das professoras, o processo de inclusão de TIC nas atividades pedagógicas, bem como caracterizar o processo de formação realizado nos municípios com os professores cursistas e apontar possíveis diretrizes apreendidas nessa experiência que possam contribuir com o desenvolvimento de futuras formações. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso numa perspectiva histórico-organizacional, a partir da análise de documentos produzidos no curso em 2007 e entrevista semiestruturada com as professoras tutoras em 2012. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de redes sistêmicas e a análise de conteúdo. Os resultados da investigação apontam que o curso de formação continuada foi o precursor do processo de inclusão digital de algumas professoras investigadas e que, apesar das dificuldades enfrentadas em 2007 na realização do curso, as prospecções feitas em 2012 indicam o êxito daquele movimento de formação além de revelar que a implementação de TIC no contexto educacional para fins pedagógicos não é trivial, sendo demandante de rompimento de antigos paradigmas que permeiam a educação e a incorporação de novas perspectivas de trabalho docente que podem ser adquiridas a partir da formação continuada.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2374
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_6803_Dissertação Final_Mara Mulinari_2013.pdf3.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.