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Title: Futuros professores de Matemática: concepções, memórias e escolha profissional.
metadata.dc.creator: SILVA, T. L. C.
Keywords: Concepções;Escolha profissional;Memórias
Issue Date: 8-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SILVA, T. L. C., Futuros professores de Matemática: concepções, memórias e escolha profissional.
Abstract: Este trabalho de mestrado, com foco na educação matemática, vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. O estudo investigou concepções, memórias e escolha profissional de licenciandos em matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), no campus de Cachoeiro de Itapemirim. Os estudos de Ernest, Gómez Chacón, Lorenzato, Ponte, Santos, Santos-Wagner, e Thompson, dentre outros, ofereceram aportes teóricos para este trabalho. Estes estudos mostram o quanto é relevante valorizar concepções de professores e alunos, em relação à matemática e o quanto isso pode interferir na formação, aprendizagem e atuação desses indivíduos no ambiente em que estudam, aprendem e vivem. Acompanhamos uma turma do curso de licenciatura em matemática durante um ano, entre o segundo e o quarto período do curso. A metodologia do estudo teve natureza qualitativa e adotou recursos da pesquisa do tipo etnográfica. A coleta e a produção de dados foram realizadas por meio de observações de aulas, conversas, entrevistas, questionários e tarefas propostas aos licenciandos. Além disso, realizamos momentos de retorno da pesquisa para confirmar dados e interpretações com os participantes. Em nosso estudo, percebemos que os participantes exibiam mais de uma concepção sobre a matemática e forneciam pistas que diferenciavam seus pensamentos, a respeito da matemática e de seu ensino. Notamos que experiências com a matemática influenciam concepções dos licenciandos sobre a disciplina e seus aspectos pedagógicos, assim como a escolha profissional. Os professores, os tipos de aulas que os alunos vivenciaram, o ambiente social e familiar foram elementos importantes na formação do indivíduo e nas suas concepções, a respeito de matemática e seu ensino. Os participantes apresentaram concepções e hábitos de estudos distintos, em relação à matemática estudada na educação básica e na faculdade. O processo de pesquisa e o constante retorno aos participantes contribuíram para que os licenciandos se conhecessem melhor e para que alguns alunos se conscientizassem a respeito do quanto estão se dedicando para o curso de licenciatura.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2378
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