Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2382
Title: De (con)formar a formar com: o currículo vivido no curso de ambientação institucional do IFES.
metadata.dc.creator: ROBERS, D. S.
Keywords: Currículo;Formação;Narrativa;IFES
Issue Date: 20-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: ROBERS, D. S., De (con)formar a formar com: o currículo vivido no curso de ambientação institucional do IFES.
Abstract: A pesquisa buscou um mergulho no cotidiano do Curso de Ambientação Institucional (CAI) do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes), para problematizar as redes de saberesfazeres que são tecidas pelos sujeitos que realizam o currículo do curso, ou seja, todos aqueles que, de forma mais direta ou indireta, estão envolvidos na tessitura e compartilhamento das redes cotidianas desses currículos. Com a pesquisa com os cotidianos, este trabalho objetivou tecer redes de conversações com os servidoresalunos, gestores e servidoresprofessores, tendo Alves, Azevedo, Carvalho, Certeau, Ferraço, Foucault, Ginzburg, Maturana e Perez como os principais intercessores teóricos com os quais se dialogou ao longo da pesquisa. Procura discutir um pouco daquilo que acontece no cotidiano dos módulos do curso, numa tentativa de tradução dessas conversaspesquisas, apontando a necessidade de problematizar: que sentidos e/ou processos de formação profissional que apostam na produção de uma vida bonita são potencializados com o currículo realizado no Curso de Ambientação Institucional do Ifes? Fundamentouse em narrativas, imagens, documentos, música e poesia ao longo do texto, para tentar traduzir momentos, atravessamentos, encontros e envolvimentos que se deram ao longo da pesquisa, apresentando possibilidades de reinvenção para a produção de uma vida bonita. As imagensnarrativas dos praticantes do Curso de Ambientação Institucional têm o objetivo de não separar as discussões teóricometodológico-epistemológicas dos dados que foram produzidos com a pesquisa.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2382
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_6910_Danusa Simon Robers.pdf15.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.