Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2387
Title: A utilização da plataforma moodle para o apoio ao ensino presencial: um estudo exploratório em uma disciplina em nível de pós-graduação.
metadata.dc.creator: SANTANA, A. L.
Keywords: Ensino à distância;Tecnologia da informação
Issue Date: 12-Jul-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SANTANA, A. L., A utilização da plataforma moodle para o apoio ao ensino presencial: um estudo exploratório em uma disciplina em nível de pós-graduação.
Abstract: O desenvolvimento tecnológico e a constante emergência de novos processos exigem cada vez mais do cidadão uma contínua formação tanto para a comunicação pessoal quanto para a vida profissional. Dessa forma, o acesso e o domínio de ferramentas tecnológicas emergem naturalmente como uma alternativa para a gestão do conhecimento na sociedade contemporânea onde o papel do professor e do aluno tendem a ser questionados e repensados. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar a utilização do ambiente de aprendizagem baseado na internet Moodle como apoio ao ensino presencial na disciplina Teorias de Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Mestrado Profissional da Universidade Federal do Espírito Santo na busca de parâmetros e de uma métrica que contribuísse para o repensar desses papeis. A investigação foi conduzida a partir da construção de uma sala online para a disciplina no Ambiente Moodle e da adoção da metodologia de estudo de caso em uma perspectiva exploratória. A base de dados consistiu de informações originadas de relatórios da Plataforma Moodle, questionários, entrevistas com o professor da disciplina e estudantes matriculados, além de observação não participante. A análise de dados foi de natureza qualitativa combinada com elementos de analise quantitativa. Os resultados encontram ressonância na literatura e revelam o engajamento, tanto do professor da disciplina quanto dos estudantes matriculados, na utilização da sala online. Este fato permitiu o delineamento de parâmetros para uma métrica educacional para a integração da ambientes de aprendizagem baseados na internet como apoio ao ensino presencial, alem de apontar diretrizes para práticas educacionais inclusivas na busca de uma sociedade da aprendizagem.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2387
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_6931_Antonio Santana 2013.pdf6.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.