Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2401
Title: Formação superior específica para professores de Matemática no Espírito Santo: uma história de 1964 a 2000.
metadata.dc.creator: SANTOS, M. G.
Keywords: História dos cursos de Matemática no Espírito Santo
Issue Date: 17-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SANTOS, M. G., Formação superior específica para professores de Matemática no Espírito Santo: uma história de 1964 a 2000.
Abstract: O estudo analisa a constituição histórica dos cursos superiores específicos de formação de professores de Matemática no Espírito Santo, no período de 1964 a 2000. Utiliza, como recortes temporais, a criação do curso de Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Espírito Santo, ocorrida em 1964, e o período de expansão desses cursos em território espiritossantense, no final do século XX. Inserido em uma esfera histórica, mais especificamente, da História da Matemática, esse estudo baseou-se na análise documental. Utiliza como fontes: grades curriculares, ementas de curso, relatório de matéria lecionada, quadro de aulas, alunos e professores, livros de notas e matrículas, legislações, artigos, livros, imagens, revistas, jornais, e, entrevistas com pessoas que vivenciaram o movimento de constituição dos cursos de Matemática no Espírito Santo. Descreve um panorama histórico em nível nacional acerca dos aspectos que tangenciaram a constituição de cursos de Matemática. Essa pesquisa é enriquecida com articulações do contexto político educacional em âmbito nacional e regional, que propiciaram a criação de instituições de ensino superior no Espírito Santo. Destaca o processo de criação e implantação do curso de Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Espírito Santo, e, de cursos específicos devotados à formação de professores de Matemática em outras regiões do Estado. As proposições de Marc Bloch possibilitaram uma reflexão e crítica acerca dos objetos da pesquisa. Dentre os aspectos analisados, estão: o contexto, o processo de criação, implantação e expansão dos cursos de Matemática no Espírito Santo, os docentes imersos nesses processos, entre outros. As considerações finais destacam que apesar de quase meio século de existência no Espírito Santo e da carência de profissionais habilitados à docência nos diferentes níveis de ensino, a quantidade de cursos de Matemática ainda está aquém da demanda em número de graduações oferecidas. Além disso, os cursos de licenciatura em Matemática precisam se preocupar com seu importante papel de propiciar uma maior qualidade educacional.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2401
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7283_Dissertação_MarinaGSantos.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.