Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2427
Title: A Educação Ambiental nos encontros do Congo com os cotidianos escolares de uma escola municipal da Barra do Jucu, Vila Velha, ES
metadata.dc.creator: ROLDI, A. P. D. P.
Keywords: Congo capixaba;Cultura;Currículos;Natureza;
Issue Date: 30-Jun-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: ROLDI, A. P. D. P., A Educação Ambiental nos encontros do Congo com os cotidianos escolares de uma escola municipal da Barra do Jucu, Vila Velha, ES
Abstract: A pesquisa A Educação Ambiental nos encontros do Congo com os cotidianos escolares de uma Escola Municipal da Barra do Jucu, Vila Velha, ES se apoia na produção narrativa em Educação Ambiental com os cotidianos, com a intenção de problematizar os saberes e fazeres socioambientais produzidos nos encontros entre a produção cultural do congo com as práticas escolares cotidianas. Com as conversas e narrativas dos sujeitos da pesquisa, alunos(as), professores(as), congueiros(as), pais de alunos e outros representantes da comunidade escolar, problematizamos e mapeamos esses saberesfazeres socioambientais, bem como compreendemos suas diferentes traduções. Os cotidianos escolares são considerados espaços de burla às hierarquizações culturais, ambientais, sociais e curriculares, por serem espaços privilegiados de práticas curriculares que vão além das propostas instituídas, e enfatizamos como o entorno da escola com suas especificidades locais se constituem potências para a produção de saberes e a criação de currículos cotidianamente. As oficinas de congo que acontecem na Escola Municipal da Barra do Jucu foram acompanhadas e mostraram-se potentes para o desenvolvimento da Educação Ambiental numa perspectiva pós-colonial, que acredita na possibilidade de um pensamento que vá além da relação dicotômica cultura/natureza e da não homogeneização cultural. As produções culturais desenvolvidas nas oficinas possibilitaram outras alternativas para a produção de subjetividades e para trocas de saberes socioambientais e culturais, baseados na solidariedade que potencializa práticas sociais sustentáveis.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2427
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7805_ROLDI, Ana Paula (1)20141006-122631.pdf3.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.