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Title: Determinantes da Transparência das Universidades Federais Brasileiras
metadata.dc.creator: PESSOA, I. S.
Issue Date: 31-Oct-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PESSOA, I. S., Determinantes da Transparência das Universidades Federais Brasileiras
Abstract: Este estudo se propôs medir o grau de transparência de informações nos portais eletrônicos das Universidades Federais Brasileiras e identificar determinantes para tal transparência. Procedeu-se à elaboração de um Índice de Divulgação das Universidades Federais (IndexDUF) com base nos índices de Dixon, Coy e Tower (1993), Rosário et. al. (2011) e Católico (2011), o qual mediu a transparência dos portais de todas as 59 Universidades Federais. Verificou-se um nível médio de divulgação de 66,32% entre as Universidades Federais. As informações relacionadas à extensão são as mais divulgadas (85,88%); já informações relacionadas à qualidade acadêmica ou administrativa são as menos divulgadas entre as Universidades Federais, com um nível de divulgação de 41,69%. Verificou-se também que Universidades do Sul e Sudeste tendem a ser mais transparentes que Universidades das demais regiões, uma vez que elas representam sete das dez Universidades Brasileiras que mais divulgam. Já as Universidades do Norte e Nordeste representam oito das dez universidades que menos divulgam; contudo, tais percepções não foram significativas estatisticamente. Também foram testadas 15 hipóteses para verificar quais determinantes (variáveis) são relevantes para explicar a transparência nas Universidades Federais. Para tanto, foram utilizadas 31 proxies para os determinantes de transparência, os quais foram testados utilizando-se regressão linear múltipla, em que foram estimados oito modelos utilizando a eleição intencional dos determinantes e outros cinco modelos utilizando o procedimento Backward. Os modelos testados mostram que os determinantes Tamanho do corpo docente (Xtadoc), Tamanho do corpo técnico-administrativo (Xtaserv), Qualidade da graduação (Quagr), Qualidade da pós-graduação (QUAPG) e Qualificação dos docentes (QuaDoc2) são determinantes da transparência.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2481
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