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Title: Diagnóstico do Transporte Escolar Rural Público no Município de Cachoeiro de Itapemirim-ES
metadata.dc.creator: PINHEIRO, T. G. B. S.
Issue Date: 13-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PINHEIRO, T. G. B. S., Diagnóstico do Transporte Escolar Rural Público no Município de Cachoeiro de Itapemirim-ES
Abstract: É notável a importância social do Transporte Escolar Rural aos moradores das áreas rurais, pois consiste muitas vezes no único meio de atender às necessidades de deslocamento dos alunos residentes nestas áreas para iniciar, continuar e terminar seus estudos. Dessa forma, o grande problema apresentado nesta pesquisa é demonstrar como está sendo realizado o transporte escolar do município de Cachoeiro de Itapemirim, sob a ótica dos diversos envolvidos, o que torna indispensável conhecer o perfil dos usuários, suas necessidades e assim identificar oportunidades de melhoria. O objetivo deste trabalho consista em diagnosticar o transporte escolar rural (TER) no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES por meio de visitas às escolas e com aplicação de questionários aos alunos, pais, educadores e motoristas dos veículos escolares. Realizou-se um diagnóstico do serviço ofertado pela Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim aos alunos da rede municipal de ensino, seguido de uma proposta de ações que possibilitem melhorar as condições do serviço ofertado aos alunos. Os resultados mostram que a maior parte dos alunos pertence ao sexo feminino, possuem idades de 06 a 16 anos, frequentando o ensino fundamental, os educadores pertencem ao sexo feminino e lecionam para o ensino fundamental; e os motoristas pertencem ao sexo masculino. Verificou-se que os alunos são transportados em ônibus e kombis, sendo alguns muito antigos, sem conforto e sem cinto de segurança para todos. Observou-se que a maior parte dos alunos embarca na porta de casa, se desloca a pé até o ponto de embarque, caminha de 0 a 05 minutos até a chegada do veículo escolar e gastam até 30 minutos até a escola. Contudo, existem alunos que embarcam em outros pontos, tais como rodovia, caminham por mais de 20 minutos, por distâncias superiores a 2 km, aguardam por mais de 20 minutos até a chegada do veículo escolar e que demora mais de 60 minutos para chegar à escola. No que se refere à avaliação do serviço ofertado, a pesquisa mostrou que parte dos envolvidos está insatisfeita com alguns itens de serviço prestado, apontando que existem muitos itens que precisam ser melhorados, sobretudo conforto dos assentos, condições ambientais dentro dos veículos, limpeza e estado de conservação dos veículos, que foram aqueles cujos envolvidos mostraram-se mais insatisfeitos. Os envolvidos propuseram sugestões de melhorias, sendo a aquisição de veículos novos a mais citada. Por fim, ao final do trabalho foram propostas ações para melhorias ao serviço prestado, por meio de um plano de intervenção.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2489
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