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Title: Análise dos Discursos de Atores Sociais sobre a Educação Superior Brasileira
metadata.dc.creator: KOCK, F. C.
Issue Date: 21-Nov-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: KOCK, F. C., Análise dos Discursos de Atores Sociais sobre a Educação Superior Brasileira
Abstract: O objetivo geral da dissertação é analisar se os discursos dos atores sociais brasileiros sofrem influência do Banco Mundial no tema das políticas públicas da Educação Superior no Brasil e o que permeia o discurso desses atores sociais diante deste tema. Para tanto, necessário foi definir os atores sociais, neste caso: Banco Mundial (BIRD), Ministério da Educação (MEC), Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e o sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Optou-se para esta pesquisa uma abordagem qualitativa, cujo tipo é classificado como compreensiva. Além disso, há a dimensão bibliográfica, por duas razões: a primeira porque o material utilizado possui essa natureza, ou seja, relatórios, leis, normas, artigos científicos, dissertações, teses, acordos e livros e, segundo, por que foi a partir dele que se construíram os capítulos iniciais e sustentou a fundamentação teórica deste trabalho. O instrumento utilizado de coleta de dados foi o levantamento, uma vez que nesta pesquisa não houve a necessidade de utilizar instrumentos como questionários ou entrevistas. O material bibliográfico selecionado foi separado em dois tipos: o primeiro que compôs a fundamentação teórica e subsidiou o trabalho de maneira geral e o segundo material selecionado para o objeto precípuo da pesquisa, que é a análise do discurso, utilizando-se para tal a Análise Crítica do Discurso (ACD), formulada por Norman Fairclough, que se mostrou indispensável para alcançar o objetivo do presente trabalho.. Há evidências de que alguns desses atores sociais sofrem influência do Banco Mundial em seus discursos, no que diz respeito a políticas públicas para a Educação Superior no Brasil. O trabalho ao final atinge o seu objetivo e propõe a atualização do debate, para qualificar e politizar as discussões sobre o papel de organismos financeiros nas políticas educacionais brasileiras, de tal forma que a sociedade civil organizada compreenda, debata e formule seus questionamentos diante da influência desses organismos financeiros e, a partir disso, seja possível articular, elaborar e executar políticas públicas em educação para o Ensino Superior no Brasil com mais independência e soberania.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2496
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