Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2505
Title: Consignação em Folha de Pagamento: um estudo sobre o papel da Instituição nas Implicações do uso da margem de Consignação pelos Servidores Públicos
metadata.dc.creator: REZENDE, R. C.
Issue Date: 8-Dec-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: REZENDE, R. C., Consignação em Folha de Pagamento: um estudo sobre o papel da Instituição nas Implicações do uso da margem de Consignação pelos Servidores Públicos
Abstract: O objetivo dessa pesquisa foi de identificar o papel da instituição sobre as implicações do uso da margem de consignação pelos servidores públicos, para tanto, foi relacionado a utilização da margem de consignação com o endividamento pessoal, conhecido o perfil dos servidores que utilizam e os que não utilizam a margem de consignação, identificado os motivos que levam os servidores a utilizarem a margem de consignação, estudou-se a associação entre a utilização da margem de consignação, perfil do servidor e conhecimento em educação financeira e por fim foi verificado a atuação da instituição junto aos servidores para orientação sobre margem de consignação e educação financeira. A metodologia utilizada na pesquisa foi a descritiva bibliográfica com abordagem mista e com coleta de dados diretamente no sistema DW-SIAPENET e com a aplicação de questionário fechado aos servidores da instituição. Dessa forma, obteve-se como resultado que a instituição tem o dever de orientar os servidores sobre a margem de consignação, podendo estender essa orientação para educação financeira dos servidores. Sugeriu-se então a inclusão da educação financeira no programa de capacitação do servidor.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2505
Appears in Collections:PPGGP - Dissertações de mestrado profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7441_Dissertação Final - Richard Cardoso.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.