Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2523
Title: As representações sociais de tutores da Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dc.creator: TONINI, J. M.
Issue Date: 7-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: TONINI, J. M., As representações sociais de tutores da Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Esta pesquisa qualitativa apresenta como objetivos identificar e analisar as representações sociais de tutores que atuam em cursos a distância ofertados por meio da Secretaria de Ensino a Distância na Universidade Federal do Espírito Santo. Buscou-se compreender como o trabalho docente é ressignificado, consideradas as peculiaridades da prática pedagógica mediada no ambiente virtual de aprendizagem, o que decreta o rompimento com o paradigma tradicional da educação presencial, baseado na condução do processo de ensino e aprendizagem com o professor e os estudantes ocupando o mesmo espaço ao mesmo tempo. Constatou-se, por intermédio da análise da legislação e de documentos oficiais, bem como a partir das falas dos sujeitos entrevistados, o caráter docente da atividade tutorial. No entanto, evidenciaram questões que demandam soluções, quais sejam, a fragilidade do vínculo de trabalho do tutor, a baixa remuneração e a falta de reconhecimento da docência inerente à atuação desse profissional da educação.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2523
Appears in Collections:PPGGP - Dissertações de mestrado profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9145_Dissertação Final - Jefferson Muniz20151222-121236.pdf762.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.