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Title: As representações sociais acerca do Ensino Superior a distância da UFES: a percepção de egressos dos Cursos de Administração e Física
metadata.dc.creator: AQUINO, J. S.
Issue Date: 27-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: AQUINO, J. S., As representações sociais acerca do Ensino Superior a distância da UFES: a percepção de egressos dos Cursos de Administração e Física
Abstract: A pesquisa com egressos tem se mostrado uma ferramenta de grande importância para as instituições de ensino. Em grande parte, sua utilização é motivada pela necessidade de se obter informações que permitam estabelecer um vínculo entre a instituição e sua clientela acadêmica. Esse conhecimento do egresso bem como de suas manifestações permitem o desenvolvimento de melhorias na qualidade dos cursos ofertados a partir de informações sobre onde foram trabalhar, de como o mercado os recebeu, da satisfação pessoal ou mesmo de como avaliam sua formação. Esta pesquisa buscou retratar o processo de formação, no que diz respeito à trajetória formativa vivenciada pelos alunos da EaD/Ufes e a repercussão desta experiência em suas vidas pessoais e profissionais. Três dimensões de análise foram utilizadas na delimitação deste trabalho: a perspectiva da inclusão no mercado de trabalho, a motivação da escolha pelo ensino EaD e a identidade discente/docente na EaD. Assim, o objetivo foi interpretar as representações sociais, dos egressos dos cursos de Física e de Administração da EaD/Ufes, formados entre 2010/01 e 2014/01, acerca da formação superior recebida. A metodologia teve caráter qualitativo e consistiu na aplicação de entrevistas face a face junto aos alunos egressos. A análise dos dados foi feita com base na análise léxica e de conteúdo, com o apoio do software IRaMuTeQ. O referencial teórico que sustentou o trabalho foi a Teoria das Representações Sociais (TRS) de Moscovici e a Teoria do Núcleo Central (TNC) de Abric. Os resultados indicaram que as escolhas tanto do curso específico como da modalidade EaD, por parte dos alunos, levam em consideração aptidões e necessidades bastante específicas, culminando com um grande sentimento de realização pessoal e profissional. Por fim, emergiram percepções que suscitam a necessidade de a Ufes aprimorar determinados aspectos pedagógicos e administrativos para consolidar a qualidade e reduzir ainda mais o preconceito latente no âmbito desta modalidade de ensino.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2533
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