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Title: A experiência de liberdade assistida comunitária na percepção de seus operadores
metadata.dc.creator: PASSAMANI, M. E.
Issue Date: 28-Jul-2006
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PASSAMANI, M. E., A experiência de liberdade assistida comunitária na percepção de seus operadores
Abstract: Este estudo visa conhecer a percepção que os operadores da medida sócio-educativa de Liberdade Assistida Comunitária tem a respeito do seu Programa. Este estudo partiu do pressuposto que o Programa de Liberdade Assistida Comunitária Casa Sol Nascente é exitoso no acompanhamento a adolescentes em conflito com a lei na medida que atende os adolescentes em meio aberto, preservando sua convivência familiar e comunitária como é estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Identifica as atividades desenvolvidas pela instituição no atendimento aos adolescentes autores de ato infracional submetidos a medidas sócio-educativas de Liberdade Assistida. Apresenta o perfil dos adolescentes acompanhados pelo Programa, a partir das seguintes categorias: número de adolescentes atendidos, faixa etária, sexo, escolaridade, infração cometida, renda familiar, uso de drogas, droga consumida, trabalho, reincidência. Identificam os aspectos facilitadores do processo de acompanhamento dos adolescentes e jovens da Casa Sol Nascente e os principais entraves que obstaculizam o processo de implementação da medida sócio-educativa de LA. Os dados coletados foram trabalhados utilizando-se da Análise de Discurso por acreditarmos que esta seria a forma de análise dos dados mais adequada aos objetivos da pesquisa. As percepções dos operadores da medida sócio-educativa de Liberdade Assistida serão apresentadas a partir de alguns aspectos considerados mais relevantes nas entrevistas com a equipe, as motivações, os aspectos negativos, os aspectos positivos, as redes de serviços e parcerias, as prestação de contas, o papel no cenário das Políticas Sociais e os conceitos de adolescentes, adolescentes em conflito com a lei, proposta pedagógica, emancipação, ressocialização e protagonismo juvenil.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2547
Appears in Collections:PPGPS - Dissertações de mestrado

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