Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace3.ufes.br/handle/10/2548
Título: Participação, Sociedade Civil e a capacidade de influenciar Políticas Sociais: o caso do Conselho Municipal de Educação da Serra (CMES).
Autor(es): FERREIRA, A. A.
Autor(es): MENDONÇA, L. J. V. P.
Manfroi, V.M.
CAMACHO, L. M. Y.
Data do documento: 10-Jul-2006
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FERREIRA, A. A., Participação, Sociedade Civil e a capacidade de influenciar Políticas Sociais: o caso do Conselho Municipal de Educação da Serra (CMES).
Resumo: A presente dissertação analisa a relação entre a participação da sociedade civil e a sua capacidade de influenciar políticas sociais através de um estudo de caso o Conselho Municipal de Educação da Serra (CMES). Procura-se avaliar se esses espaços representam um novo padrão de relacionamento entre Estado e sociedade, apontando para uma participação efetiva dos cidadãos, posto que, historicamente, essas estruturas estiveram fechadas à participação que não a dos agentes governamentais. Afirma-se que o processo ampliou o debate, ecoou em parte nos ouvidos da sociedade, permitiu uma maior visibilidade das ações das políticas educacionais, principalmente se for comparado aos períodos anteriores (até meados da década de 1990). A experiência vem possibilitando, ainda, um aprendizado técnico e político na área da política educacional em nível local. Conclui-se também que a participação da população em geral é muito limitada; quando muito ocorre, restringe-se às entidades com assento no conselho. Porém, o grau de comunicação e diálogo dessas entidades com suas bases é extremamente reduzido. A defesa dos interesses públicos também fica comprometida, na medida em que há uma superposição de interesses corporativos e privados. Palavras Chave: Participação, Democracia, Conselho, Educação, Sociedade Civil.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2548
Aparece nas coleções:PPGPS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_165_.pdf884.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.