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Title: Alargando as Margens: um Estudo Sobre Processos de Resiliência em Adolecentes em Conflito Com a Lei
metadata.dc.creator: Toledo, Bruno Alves de Souza
Keywords: Adolescente;Medida sócioeducativa de Internação;Processo de Resiliência;Adolescent;Socio-educational internment;Resilience process
Issue Date: 31-Mar-2010
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Este estudo tem por temática a adolescência em conflito com a lei, especificamente um estudo dos adolescentes submetidos à medida socioeducativa de internação. Ancorado nas teorias da sociologia das ausências, que visa afirmar que o não existente é na verdade construído como inexistente; na teoria da invisibilidade pública que trata a visibilidade social como condição de afirmação da própria natureza humana; e na teoria da resiliência que concebe a superação das adversidades da vida como o produto final de um processo de interação entre o sujeito e mecanismos de proteção disponíveis a ele, este estudo de múltiplos casos tem por objetivo analisar de que modo eventuais processos de resiliência experimentados por adolescentes submetidos à internação interferem ou não nos processos de reincidência no sistema sócio-educativo, a partir da vivência de três adolescentes internos reincidentes e três adolescentes que passaram pela internação e encontram-se egressos da Unidade de Internação Social UNIS. Os principais resultados dessa pesquisa indicam que a internação se mostrou como um risco e não como proteção ao adolescente, isso porque para todos os entrevistados a significação da experiência foi apenas a do sofrimento. O que diferencia, perversamente, os caminhos dos adolescentes que reincidem ou não são os frágeis mecanismos de proteção alheios ao próprio Estado. Nesse sentido, destaca-se o papel desempenhado pela família durante e depois da internação, pela religião e pela defesa técnica que esteve à disposição do adolescente no processo judicial. Foi possível, portanto, perceber que todos os adolescentes entrevistados demonstraram a vontade de superar as adversidades, todavia, apenas os que não reincidiram encontram mecanismos de proteção que pudessem suportar tal decisão.
This study has for thematic the adolescence in conflict with the law, specifically a study of adolescents receiving by socio-educational internment. Anchored on the theories of sociology of absences, which aims to guarantee that the nonexistent is actually built out of existence; the theory of public invisibility that means the social visibility as a condition of the affirmation of human nature; and the theory of resilience that conceives the overcoming the adversities of life as the end product of a process of interaction between the subject and protection mechanisms available to it, this multiple case study aims to analyze how possible resilience processes experienced by adolescents receiving by socio-educational internment do or do not interfere processes of re-social-educational system, from the experience of three adolescents in recividism and three teenagers who went through the UNIS and don`t commit another crime. The main results of this survey indicate that socio-educational internment is shown as a risk rather than protection of the adolescent, that because all respondents to the significance of the experience was just suffering. What differentiates, perversely, the paths of adolescents who re-offend or not the fragile protection mechanisms outside the state. In this sense, the role of the family during and after the socio-educational internment, religion and the technical defense that was available to adolescents in the judicial process. It was possible, therefore, that all adolescents interviewed demonstrated the will to overcome adversity, however, only those who are not reoccur protection mechanisms that could support such a decision.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2576
Appears in Collections:PPGPS - Dissertações de mestrado

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